FORMAÇÃO HOLÍSTICA DE BASE

Turma XXII em andamento, de agosto de 2018 até setembro de 2020. Inscrições até dezembro de 2018

 

A Formação Holística de Base se propõe a cultivar um terreno fértil, no qual o Aprendiz possa assimilar os conhecimentos  integradamente e incorporar a nova consciência holística. Contribui para a preparação de emergentes líderes holocentrados, capacitados para o enfrentamento dos novos e tremendos desafios neste surpreendente terceiro milênio.
A Formação Holística de Base vem se mostrando, ao longo de 30 anos, como um poderoso método de transformação, no sentido de despertar uma nova consciência para o terceiro milênio e mais além. Para cada um das centenas de Aprendizes que por ela já passaram, há o ser humano antes e depois da Formação, que atingiu maior compreensão de si mesmo, dos outros e, sobretudo do significado desta nossa existência.
O Aprendiz emerge com maior tolerância, paciência e amor e, no dizer de nosso reitor Roberto Crema, é removido dos “trilhos” para encontrar suas próprias “trilhas”, que o levarão a tornar-se quem realmente é.

FORMAÇÃO

Visa habilitar os aprendizes a um novo jeito de SER e estar no mundo, partindo da proposta teórico-vivencial de uma Ecologia Pessoal, Social e Ambiental, sustentada no paradigma holístico, por meio de um modelo de educação para a inteireza e cultura de paz.

HOLÍSTICA

Do grego holos, que significa todo, inteiro. É um modelo que leva em conta a dinâmica do todo-e-as-partes, reconstituindo o fundamental diálogo da ciência com a filosofia, com a arte e com as tradições de sabedoria.

DE BASE

Visa propiciar um fundamento válido para o público em geral, independente das áreas de especializações e do nível de conhecimento pessoal. É uma base a partir da qual cada Aprendiz poderá direcionar-se nas diversas áreas do saber-e-fazer humano.

“A Formação Holística de Base é um espaço fecundo para o despertar de uma consciência plena e de uma inteligência integral, virtudes fundamentais para o enfrentamento dos imensos desafios globais do nosso momento histórico, que nos convoca ao exercício de uma visão integral para uma ação local e de uma aliança entre o conhecimento e o amor, entre o Saber e o Ser. Uma escola de liderança para o Século XXI.”

Reitor da Universidade Internacional da Paz e Facilitador da FHB – Roberto Crema

  • Para os que buscam uma nova forma de ser e de estar no mundo;
  • Para os interessados na abordagem transdisciplinar holística como instrumento de aperfeiçoamento das dimensões pessoal e profissional;
  • Para os que se sentem convocados a construir uma cultura de paz;
  • Para os que sonham com ações coletivas, participativas e colaborativas, promovendo mudanças criativas e originais nos modelos culturais, sociais, econômicos, políticos e ambientais vigentes;
  • Para os que desejam autoconhecimento na busca do seu caminho sagrado.

Serão dois anos e dois meses de formação, com 24 encontros teórico-vivenciais, em que serão percorridos temas essenciais das ciências, artes, filosofias e tradições de sabedoria, que educam para a cultura de paz.

Os encontros serão realizados 1 vez por mês. Iniciam-se na sexta-feira (19h30) e terminam no domingo (13h).

Em Brasília, os encontros da Formação Holística de Base serão na sede da UNIPAZ DF, um local onde se pode experimentar intensa comunhão com a natureza.

Matrícula de R$ 150,00

São 26 parcelas fixas de R$ 584,00 que incluem:

– Facilitador do seminário

– Hospedagem (2 noites)

– Alimentação (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e janta)

– Estrutura da Unipaz

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A ARTE DE VIVER EM PAZ (Facilitadora: Adriana Fittipaldi)

Vivências e reflexões sobre a necessidade de compreensão sobre o paradigma emergente, rompendo com a exclusidade do olhar baseado no paradigma cartesiano. Objetiva sensibilizar aqueles que desejam encontrar, de modo vivencial, a paz consigo mesmo (na dimensão do corpo, das emoções e da mente); a paz com os outros (na economia, na sociedade e na cultura) e a paz com a natureza (nos planos da matéria, da vida e da informação). Constitui ainda uma introdução vivencial geral e uma aplicação da Teoria Fundamental da UNIPAZ. Esse seminário foi objeto de um livro publicado pela UNESCO em 1990, traduzido para seis línguas.

CONSCIÊNCIA CORPORAL (Facilitadora: Mônica Filizola)

“Falar sobre Consciência Corporal é falar sobre os princípios da vida, quando você  é consciente do seu corpo, quando você está vinculado com a vida, quanto mais conectado você estiver com tudo que  é vivo, mais consciente você estará do seu corpo, da sua vida, das suas emoções e dos seus sentimentos”.

Esta oficina tem como proposta criar um ambiente acolhedor para que nossos potenciais afetivos, transcendentes, vitais e criativos encontrem novas possibilidades de expressão. Nosso destino pode ser impulsionado por encontros significativos, despertando muitas vezes potenciais adormecidos, resgatando o que temos de belo e verdadeiro.

A abordagem utilizada será a Biodança, que é um processo de vínculo com a amorosidade, com o afeto, já que não é possível separar esta consciência corporal  do vínculo com a vida. Estar presente no seu corpo e em suas relações  é estar com Consciência Corporal.

CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE (Facilitador: Taunay Daniel)

O nascimento da ciência na Grécia antiga. A lógica e o conceito de verdade segundo Aristóteles. Os três princípios fundamentais do discurso logicamente correto: “identidade”, “não contradição” e “terceiro excluído”. A defesa da objetividade e a construção da matriz do pensamento racionalista. O empirismo de século XVII e o nascimento da ciência clássica com a consolidação do racionalismo. O materialismo, o mecanicismo, o determinismo e o laboratorismo como pilares do pensamento científico. O Universo como uma máquina. O apogeu da ciência clássica no século XIX e, ao mesmo tempo, o início de sua lenta desintegração. A revolução epistemológica do século XX . As profundas transformações na física, na biologia e na psicologia. O rompimento da matriz racionalista e a aceitação de outros níveis de realidade. A dissolução do princípio de identidade, a aceitação da contradição e a necessidade de um terceiro incluído. A aceitação da subjetividade como elemento essencial para compreensão do mundo. O Universo como emanação de uma Consciência Una. A interconexão entre todas as coisas. A aceitação do Mistério como componente fundamental da realidade.

JOGOS COOPERATIVOS (Facilitador: Fabio Brotto)

A Cooperação como uma Paz-Ciência nos impulsiona para a realização de um mundo em que é possível ver-e- viver uns com os outros como parceiros ao invés de concorrentes, como solidários e não como adversários… criando harmonia a partir da desarmonia, promovendo o encontro diante de tantos confrontos, cultivando a Paz em momentos de conflito e celebrando a vida onde quer que ela se manifeste. Ampliar nossa consciência para abraçar a Cooperação como uma prática cotidiana, pode estimular transformações pessoais gerando benefícios para toda a Comum-Unidade Humana. Nesse sentido, o propósito deste seminário é compartilhar conhecimentos e experiências sobre a origem, conceitos, desenvolvimento e aplicação dos Jogos Cooperativos como um caminho para VenSer, simples e plenamente, quem se É.

Objetivos – Compartilhar a teoria e a prática dos Jogos Cooperativos. – Re-conhecer diferentes possibilidades de aplicação dos Jogos Cooperativos em diversos contextos: educacional, empresarial, comunitário, familiar e pessoal. – Favorecer o despertar da Consciência de Comum-Unidade. – Incentivar a prática da Cooperação no cotidiano.

Conteúdo – Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. – A Consciência da Cooperação. – Pedagogia da Cooperação. – Jogos Cooperativos e Cultura de Paz. – Cooperação: Desenvolvendo Comum-Unidade em Todos os Lugares. – Rede da Cooperação para VenSer.

Metodologia Esta abordagem tem como matriz pedagógica a investigação e experimentação Holística-Transdisciplinar de aspectos interiores-e- exteriores relacionados a Jogos Cooperativos, Cooperação e Consciência Grupal. Buscamos criar um ambiente de Ensinagem Como-Um visando estabelecer e cultivar uma relação de cumplicidade e reciprocidade entre todos, para sustentar a Trans-Formação (im)possível para cada um.

ENEAGRAMA (Facilitadores: José Carlos Calvo Villar e Mônica Maria Torquato Villar)

Seminário Eneagrama, um convite ao aprofundamento de si mesmo! Quem sou eu? Por que sou assim? Raivas, medos, ansiedades…Como lidar com tudo isso? Descobrir suas potencialidades e administrar suas limitações. O Eneagrama é um caminho de autoconhecimento e transformação pessoal. Um mapa de relacionamento interpessoal. Um instrumento de compaixão. O Seminário tem por objetivo apresentar uma introdução à tradição do Eneagrama, conceitos, aplicações e estilos de personalidade.

A ARTE DE VIVER CONSCIENTE (Facilitadora: Dalila Lubiana)

Vivências e reflexões sobre o processo meditativo como caminho da evolução da consciência humana. A prática do estar presente no cotidiano, do viver aqui e agora. Possibilita a percepção de vários estados de consciência, além do estado de vigília ao qual se está acostumado. Em cada estado de consciência, se vivencia uma realidade diferente. A simbologia da esfinge. Palavra chave: Presença.

O PODER DO ENCONTRO: A ARTE DE CUIDAR (Facilitador: Roberto Crema)

Um Seminário que busca resgatar uma visão integral de terapia como um suposto encontro para o cuidar, da antiga tradição dos Terapeutas de Alexandria, atualizada à luz das descobertas científicas contemporâneas, segundo a perspectiva de uma Quinta Força em Terapia: a abordagem transdisciplinar holística. Trata-se de uma escola do olhar e da escuta, centrada no Encontro, como base do processo transformacional. Uma aventura teórico-meditativa pelos horizontes de uma antropologia aberta, uma metodologia analítica e sintética e uma cartografia da vastidão do fenômeno humano. Em ressonância com a definição de saúde, da própria Organização Mundial de Saúde, como um processo de bem-estar psicossomático, social, ambiental e espiritual, indicaremos as esferas terapêuticas interligadas de uma Ecologia do Ser.

ECOLOGIA PROFUNDA (Facilitadora: Regina Fittipaldi)

“Face aos desafios que a humanidade atravessa, vivemos um processo de reavaliação de conceitos, valores e atitudes. Um dos aspectos que movimenta para esse redirecionamento de conceitos e significados vem do despertar de uma consciência ecológica, que a humanidade está sendo convidada a integrar e assim construir uma cultura de paz. Vamos abordar através de reflexões e vivências, formas de abrirmo-nos para a compreensão sistêmica do conhecimento, para uma vida sustentável e harmoniosa, para o estabelecimento de novos patamares da relação do ser humano com toda a família dos filhos e filhas da Terra”.

A PRÁTICA TRANSEXISTENCIAL NO DEEP MEMORY PROCESS (Facilitador: Marco André Schwarztein)

A esfera transgeracional dentro das terapias transpessoais. Os três mundos e o “mundus imaginalis”. Literalidade fundamentalista ou metáfora imaginal: o dilema contemporâneo. Henry Corbin e James Hillman: dois olhares sobre o imaginal. A prática transgeracional de Roger Woolger no Deep Memory Process. Psicodrama de Moreno, imaginação ativa de Jung, dissociação em Freud, catarse de Reich, bardo tibetano, guias xamânicos, yoga de Patanjali, espiritismo kardecista. Complexos e personagens interiores. Ficções que curam, segundo Hillman. Práticas e demonstrações.

A ARTE DE VIVER EM PLENITUDE (Facilitadora: Lydia Rebouças)

PLENITUDE é a qualidade que nos permite viver em integridade e harmonia todas as experiências, sem nada negar, nada evitar, nada temer.

É a arte de Ser, vivendo o momento presente em unidade e confiança.

O Seminário tem como objetivo  incentivar a plena realização do potencial de cada um nas atividades cotidianas.

O que significa Plenitude? Missão e plenitude da vocação. A plena realização do potencial energético.

Os centros energéticos. A Presença nos atos cotidianos.

Aspectos ativos e receptivos da energia universal em nós: princípios masculino e feminino.

SONHOS E MANDALAS (Facilitadora: Cristina Carvalhedo)

A leitura e interpretação dos Sonhos podem orientar o desenvolvimento psicológico e espiritual do sonhador. Mais do que uma forma útil de estabelecer contato com o seu mundo particular, o universo onírico e seus significados podem ser ricas revelações da psique profunda.

“O mais belo pais foi sempre o do teu sonho.” — Eduardo Guimarães.

“A função geral dos sonhos é tentar restabelecer a nossa balança psicológica, produzindo um material onírico que reconstitui, de maneira sutil, o equilíbrio psíquico total.” — Jung. Seminário sobre o tema, com a utilização de técnicas como relatos de sonhos, questionários, mandalas, meditação, trabalhos com corpo e respiração, psicografismo, constelação de sonhos.

CRIANDO UNIÃO (Facilitadores: Mauro Pozatti e Lúcia Torres)

A partir do questionamento dos paradigmas que nos orientam e do nosso legado sociocultural, somos convidados a construir juntos os caminhos que viabilizam a convivência harmoniosa entre todos os seres.

Este Seminário oferece a oportunidade de refletir e vivenciar o tema “criando a união “ nas suas diversas acepções e dimensões (internas e externas).

PINTURA ESPONTÃNEA (Facilitadora: Susan Bello)

A Pintura Espontânea é um trabalho pioneiro no campo da Terapia Expressiva e da Educação Holística, introduzido no Brasil na década de 80 pela sua criadora, Dra. Susan Bello. É um processo de auto-transformação que desenvolve a personalidade criativa e alinha a pessoa com a sua essência, sua verdadeira identidade.

Não é necessário nenhuma experiência em pintura para beneficiar deste método, e artistas podem encontrar novos estilos de pintura.

Quem Pode Fazer essa Jornada Simbólica?

Todo o mundo!

“A priorização do Self individual alinhado com o bem-estar de todo o planeta, é o que considero ser o desafio crucial à criatividade humana, neste momento de nossa história.

Meu desejo é que seja ampliada a definição de criatividade para que um número cada vez maior de pessoas não apenas artistas, mas todos (as) nós, acreditemos em nossas capacidades como co-criadores (as) de nossas próprias vidas.

Podemos moldá-las para que correspondam aos desejos de nosso coração e aos nossos talentos únicos.

No mundo atual, o valor é medido pelo padrão ”ouro”. Precisamos mudar o paradigma para apreciar e nutrir nosso ouro interior.”

– Susan Bello

FUNDAMENTOS DE TRANSDISCIPLINARIDADE (Facilitador: Tasso Scaff)

Reflexões sobre a ciência emergente e suas implicações para a reintegração do homem no Universo. A ciência contemporânea resgatando o potencial co-criador do homem e seu compromisso com a transformação planetária. As possibilidades de integração da Arte, Filosofia, Ciência e Tradições como fontes de conhecimento.

O CORPO E AS DIMENSÕES DO SER (Facilitadora: Célia Burgos)

O Seminário “O corpo e as dimensões do Ser” têm como objetivo ampliar a visão do cuidado do ser humano contemplando além da dimensão física, as dimensões emocional, mental, energética e espiritual. Ementa: reflexão sobre o significado e a representação simbólica do corpo em diferentes culturas e tradições; apresentação das estruturas de defesa de caráter de acordo com as dimensões da energia criativa descritas na Ciência de Cura de Barbara Brennan; estabelecimento de relações entre as estruturas de defesa e as manifestações psicossomáticas; e a elaboração de uma visão integral da saúde. Programa: A linguagem do corpo; As dimensões da energia criativa; O corpo e os desafios da condição humana; Estruturas de defesa de caráter; Psicossomática; Cuidado integral e Propósito de vida.

A ARTE DE VIVER A HARMONIA E O CONFLITO (Facilitadores: Ana Maria e José Luiz)

Este seminário aprofunda a compreensão das relações humanas nas dimensões intrapessoais, interpessoais, intragrupais e seus possíveis conflitos, propondo, por meio de conceitos e vivências, uma melhor forma de lidar com esses conflitos, buscando uma relação mais harmoniosa e pacífica consigo mesmo e com os outros. Trata também das relações entre casais, parceiros e amigos, bem como entre grupo de pessoas.

ECOPSICOLOGIA (Facilitador: Marco Aurélio Bilibio)

Este seminário aprofunda a compreensão das relações humanas nas dimensões intrapessoais, interpessoais, intragrupais e seus possíveis conflitos, propondo, por meio de conceitos e vivências, uma melhor forma de lidar com esses conflitos, buscando uma relação mais harmoniosa e pacífica consigo mesmo e com os outros. Trata também das relações entre casais, parceiros e amigos, bem como entre grupo de pessoas.

GERANDO A OBRA PRIMA: JORNADA DESIGN THINKING (Facilitadora: Bia Barros)

Este seminário é um chamado para o aprendiz  se lançar no percurso da obra-prima, a terceira etapa da sua trilha na FHB, iniciada com o despertar e o caminho. Representa sua entrega ao mundo, uma síntese da sua percepção da abordagem transdisciplinar holística. Trata-se de uma jornada que busca o despertar do herói interno, seus dons e talentos, seja na esfera cientifica, filosófica, artística ou espiritual. Com o apoio do Design Thinking vamos colocar a mão na massa para gerar o protótipo da obra-prima de forma empática e colaborativa, estimulando a expressão dos sonhos pessoais e, a partir deles, vamos  identificar oportunidades e desafios para sua realização.

XAMANISMO (Facilitador: Cláudio Caparelli)

Na visão xamânica, uma rede universal de poder anima todas as coisas e as liga: minerais, vegetais, animais, a chuva, as nuvens, os rios, as montanhas, entre outros elementos. Na visão do xamã, nada morre: os seres atravessam continuamente um fino limiar entre nascimento e morte, de um lado para outro, como através de um véu e se transformam. No Seminário iremos vivenciar o contato com o sagrado por meio de técnicas essenciais  da tradição xamânica e conhecer mais  sobre essa prática para vivenciá-la em nosso cotidiano, aprimorando a comunicação com os aspectos sutis da vida.

ANCESTRALIDADE INDÍGENA (Facilitador: Kaká Werá)

Este Seminário, a ser realizado pelo buscador das verdades ancestrais Kaká Werá, é a oportunidade  de obter  uma orientação pessoal consagrada na aproximação com a natureza  e com os poderes superiores do Grande Mistério. A fogueira  conduzida pelo Kaká é um fenômeno da sacralidade que envolve a trilha da FHB.

A ARTE DE VIVER A NATUREZA (Facilitadora: Nelma da Silva Sá)

A natureza viva se sustenta na experiência ecológica profunda em que a natureza e o eu são um só! O cuidado ocorre se o eu expandir e se aprofundar de maneira que a proteção a natureza seja sentida e concebida como proteção a nós mesmos.

A ARTE DE VIVER A PASSAGEM (Facilitadora: Aymara Penna)

Vivências e reflexões sobre a intencionalidade no processo evolutivo e a aprendizagem do viver e do morrer como estados diferenciados provisórios e impermanentes.  Apoiando-se nas descobertas mais recentes da Psicologia Transpessoal e da Parapsicologia, observa-se uma demonstração insofismável de que a morte é não somente uma ilusão mas também uma grande oportunidade para a transcendência. Aprendendo a viver a morte, aprendemos a viver a vida.

CRONOGRAMA

Inscrições encerradas
Turma XXII de agosto de 2018 a Setembro de 2020

Contatos: (61) 99297-3413 com Juliane | (61) 98346-1343 com Quéssia. 

Formulário de Contato FHB

1 + 6 =

FACILITADORES

Adriana Fittipaldi

Adriana Fittipaldi. Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília – UnB. Psicoterapeuta especialista em Gestalt-terapia individual e grupal, com formação em Síntese Transacional e Ecologia do Ser. Membro docente do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília – IGTB. Membro docente do Educação Gaia. Focalizadora e participante de círculos sagrados femininos há mais de 15 anos, aprendendo especialmente com Mirella Faur e partilhando com as irmãs da Teia de Thea. Bailarina clássica formada pela ACDB e participante da companhia Bailarinas, Por Que Não? Focalizadora de Danças Circulares Sagradas. Facilitadora do seminário  A Arte de Viver em Paz – UNIPAZ e de outros workshops de sua autoria em que utiliza a mitologia como instrumento de ampliação de consciência. Mãe de Isabela e Gabriel.

Monica Filizola

Psicóloga clínica, Arquiteta e Facilitadora Didata de Biodanza pela Internacional Biocentric Foundation. Tem Formação Sistêmica Fenomenológica pela Associação Internacional para Soluções Sistêmicas (IAG), de Bert Helinger. É formada em Síntese Transacional e Ecologia do Ser, Treinamento Básico em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) pelo EMDR Ibero-America, Treinamento em Somatic Experiencing (Abordagem de Resolução Traumática) e Treinamento em Brainspotting, com David Gran. Curso Básico de Psych-K. Coordenadora do Espaço Biocêntrico e Diretora da Escola de Biodanza Rolando Toro de Brasília, em parceria com Noeme Carvalho. Autora em parceria com a Cristina Lellis e Noeme Carvalho do Livro Jogos de Expressão. Integra o corpo docente de facilitadores credenciados pela Unipaz na Formação Holística de Base desde 1997 com os seminários “Vínculos Nutritivos” e o “Amor Nas Relações Familiares” (este último em parceria com a psicóloga Ternise Torres).

Regina Fittipaldi

Regina Fittipaldi é Arquiteta e Urbanista – Universidade de Brasília; Trabalha na FITTIPALDI ARQUITETURA LTDA Brasília – DF desde 1978 (www.fittipaldi.arq.br); Pós Graduada em Gestão Ambiental em Cidades; Pró Reitora de Meio Ambiente da  UNIPAZ-Campus DF; Especialização em Ecovilas – assentamentos humanos sustentáveis; Produtora e Apresentadora do Programa de Rádio “Ecos da Natureza” FM-89,9 MHZ; Educadora de  Workshops sobre Cultura de Paz e Seminários com abordagem em Ecologia Profunda e Transdisciplinaridade; Coordenadora Editorial e Âncora dos Programas de TV “Ética e Sustentabilidade”  e “Terra, meu amor!” TV Supren – União Planetária; Conselheira do Conselho de Meio Ambiente – CONAM do Governo do Distrito Federal – GDF; Conselheira do Conselho de Recursos Hídricos – CRH – GDF; Conselheira do Comitê de Bacia do Paranoá – CBHP; Membro do CIRAT; Membro do Aliança Cerrado; Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas; Autora de livros de literatura infantil; Autora de peças de teatro infantil e musicais; Poetiza premiada em concursos literários no Brasil e América do Sul; Mãe de Adriana e Eduardo; Avó de Isabela, Gabriel e Kael.

Dalila Lubiana

Educadora, pesquisadora, conferencista, palestrante e instrutora de Ioga. Mestre em Ciências da Educação. Especialista  em Gestão da Educação, em Psicopedagogia, em Formação Holística Transdisciplinar e em Ioga. Graduada em Administração de Empresas. Formada pela metodologia “A Arte de Viver a Vida” com o professor Dr. Pierre Weil, acompanhando-o por mais de 10 anos. Realiza Cursos de Psicodrama. Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas. Mestre em Programação Neurolinguística. Implantou a unidade da Unipaz no Espírito Santo. Ganhadora do Prêmio Cidadania Mundial, em 2000, C. Bahaí. Autora do livro “Liberdade atrás das grades – pedagogia social, política pública e cultura de paz”, Editora Appris.

Cristina Carvalhedo

Psicóloga clínica, atuando desde 1978, tem formação humanista e transpessoal. É facilitadora da Unipaz, facilitadora da Formação em Síntese Transacional e Ecologia do Ser, coordenadora da Área da Saúde da Unipaz/DF,  formada em Psicologia Transpessoal pela UNIPAZ/DF, formação em Terapia Sistêmica Fenomenológica de Bert Hellinger e formação em Psicologia Junguiana.  Atriz e poeta.

Fabio Brotto

Sócio-Facilitador do Projeto Cooperação. Mestre em Ed. Física (Unicamp). Bacharel em Psicologia e Licenciado em Educação Física. Facilitador credenciado do “Jogo da Transformação” (Innerlinks-EUA e FindHorn Foundation-Escócia). Co-Fundador do Projeto Cooperação. Criador da Pós-Graduação em Jogos Cooperativos, Pedagogia da Cooperação e Desenvolvimento de Equipes Colaborativas. Autor de livros, entre eles: “Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar” e “Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência”.

Taunay Daniel

Taunay Daniel é Doutor e Mestre pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Especialista em Epistemologia da Ciência pela Universidade de Belgrano (Buenos Aires – Argentina). Bacharel em Filosofia pela PUC de São Paulo. Foi diretor, roteirista e produtor de filmes e vídeos para educação, cultura e comunicação científica (recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por seus trabalhos). Atuou como pesquisador em linguagem audiovisual para a educação e comunicação científica no CNRS / IRPEACS (Lyon/França). É coordenador do curso de Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal da UNILUZ. Realiza cursos, seminários, workshops e palestras em diversas instituições formais e informais sobre “Epistemologia da Ciência” e “Ciência e Espiritualidade”. Facilita também o seminário “Para Viver um Grande Amor”, uma reflexão sobre o relacionamento amoroso entre os seres humanos. É presidente do INSTITUTO NEHON (Núcleo de Estudos de Relação Homem/Natureza) e vice-presidente da UNILUZ (Nazaré Universidade da Luz).

Roberto Crema

Psicólogo, Antropólogo e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Paris. Criador do enfoque da Síntese Transacional – uma Ecologia do Ser, na perspectiva de uma quinta força em terapia. Coordenador geral do I Congresso Holístico Internacional (1987), que impulsionou a criação da UNIPAZ. Introdutor, no Brasil, da Formação Holística de Base (1989) e do Colégio Internacional dos Terapeutas (1992). Membro honorário da Associação Luso Brasileira de Transpessoal – ALUBRAT, Fellowship da Findhorn Foundation (Escócia). Reitor da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ.  Autor e coautor de 30 livros. Pai, avô, poeta, buscador da Utopia realizável da Paz.

Lydia Rebouças

Educadora, Psicóloga e mestre em Psicologia, com 33 anos de experiência na área clínica. Dirigiu o Projeto UniverCidade, primeira iniciativa a aplicar a abordagem holística em Brasília (1986). Cofundadora da UNIPAZ no Brasil e Vice-reitora da Rede UNIPAZ. Especializações em Psicologia Transpessoal com Prof. Dr. Pierre Weil e Core Energetics com Dr. John Pierrakos. Facilitadora de palestras, seminários e formações de facilitadores no Brasil e no exterior. Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas, CIT-Brasil. Escritora, jardineira, artesã, velejadora e peregrina. Autora d’A Inventadeira.  Mãe e Avó.

Celia Burgos

Graduada em Medicina pela Universidade de Brasília; Especializada nas áreas de Clínica Médica, Reumatologia, Homeopatia e Acupuntura. Formação em Psicologia na área de Análise e Síntese Transacional pela Unipaz e em Ciência de Cura na Barbara Brennan School of Healing – EUA. Terapeuta floral, com formação em diferentes sistemas nacionais e internacionais. Certificada em Terapia Sistêmica Fenomenológica segundo Bert Hellinger, Constelação Familiar por Lorenz Wiest, Joaquim Vieregge, Ingala Robi e Ursula Franke. Formação com Roger Woolger no Processo de Memória Profunda. Médica em Consultório particular. Facilitadora de grupos de Cura e Transformação, Cura das Atitudes e Constelação Familiar.

Marco Aurélio Bilibio

Psicólogo Clínico, Membro do Conselho Internacional de Terapeutas – CIT, Mestre em Psicologia Clínica e Cultural e Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UnB, Diretor de Meio Ambiente da União Planetária. Representante da International Ecopsychology Society no Brasil e criador do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia.

Susan Bello

Doutora – PhD em Terapia Expressiva e Psicologia da Arte, do Union Institute, Cinncinnati, Ohio. Mestre em Psicologia Humanista na California State College, Sonoma. Bacharel em Educação e História, na Universidade de Nova York. Psicanalista de grupo, Arte-terapeuta licenciada nos Estados Unidos e no Brasil, Facilitadora Titular de Biodança e pesquisadora de estados alterados de consciência. É autora dos livros: Pintando sua alma – um método para desenvolver a personalidade criativa (Rio de Janeiro, Brasil: WAK, 1996) e Pintura Espontânea – criando a jornada simbólica (EUA: Editora Balboa, 2013).

José Luiz Ribeiro de Carvalho

Psicólogo, educador ambiental e educador para a paz. Mestre em Administração. Graduado em Psicologia e em Engenharia Elétrica. Formação em Psicodrama Pedagógico. Fundador e diretor do Centro de Ecologia Integral – CEI/MG e da Revista Ecologia Integral. Fundador e membro da Diretoria Colegiada da Associação Unipaz/MG. Coordenador de cursos da FHB/ UNIPAZ.

Ana Maria Vidigal Ribeiro

Jornalista, relações públicas, psicodramatista, educadora ambiental e educadora para a paz. Mestre em Administração. Graduada em Comunicação Social. Especialização em Psicodrama Socioeducacional. Fundadora e diretora do Centro de Ecologia Integral – CEI/MG. Editora da Revista Ecologia Integral. Fundadora e membro da Diretoria Colegiada da Associação UNIPAZ/MG. Coordenadora de cursos FHB/UNIPAZ.

Nelma da Silva Sá

Educadora, Coach de Transição, Consultora em Implantação de Projetos com Foco na Cultura da Paz. Especialista em dinâmica organizacional, desenvolvimento de lideranças e em transdisciplinaridade.

Mauro Luiz Pozatti

Médico, Psicoterapeuta Transpessoal, Mestre e Doutor em Educação (UFRGS). Especialista em Análise Transacional e Terapia Sistêmica de Família. Professor aposentado da Faculdade de Medicina – UFRGS. Fundador e ex-diretor da UNIPAZ/ Sul. Coordenador do Programa de Estudos Avançados em Psicologia Transpessoal (PEA-PT), Estudos Superiores em Tradições Sapienciais (PETRAS) e do Curso de Formação de Facilitadores em Jornadas de Autoconhecimento (JAC). Autor do livro “Buscando a inteireza do Ser” (Gênese/2007). Mentor e facilitador do Movimento Guerreiros do Coração.

Lúcia Torres

Fundadora e ex-diretora da UNIPAZ/ Sul, coordenadora do Programa de Estudos Avançados em Astrologia e, desde 2010, do curso Limiares e Travessias – Jornadas de mitologia e simbolismo. Terapeuta com formação em Constelações Familiares (IBH/Alemanha) e Florais (Sistema de Cura Florais da Deusa). Artigos publicados na Constelar : “A arte de Frida Kahlo, a força visceral da dor (ed. 114/ dez.2007)” e “Pai, uma espécie em extinção ( ed. 134/ ago.2009)”. Livros publicados: Tendas e Clãs do Sul – jornadas femininas de amor e cura (Dacasa / 2004), O Ser e o Todo (Gênese / 2006), Além das constelações – herança, memória e transpessoalidade em astrologia (Gênese / 2012), organizadora e co-autora na coletânea Astrologia no paralelo 30 sul (Gênese / 2014). Mentora e facilitadora dos Círculos Femininos Tendas e Clãs do Sul.

Kaká Werá

Índio de origem tapuia, foi adotado e adotou a cultura guarani como fundamento do seu viver. É escritor, educador, psicoterapeuta, empreendedor social e ambientalista. Fundador do Instituto Arapoty, é reconhecido e premiado por sua ação com diversas comunidades do sudeste do Brasil. É parceiro da UNIPAZ e coordena a Cátedra Indígena da Universidade.

Especialista em difusão de valores sagrados e da medicina da cultura indígena no Brasil e no exterior por meio de palestras, livros, vivências e participação em palestras e seminários desde 1992. É professor da cultura de paz e valores humanos desde 1997 pela Fundação Peirópolis e pela UNIPAZ. Realiza palestras e aulas inaugurais em diversas faculdades e universidades do Brasil e do exterior. Teve a honra de participar de seminários de aprendizado com a Sua Santidade Dalai Lama no Brasil, na Índia e na França, estabelecendo a partir daí um elo entre a ancestralidade tibetana e a tupy. Foi convidado por Jean Yves Leloup e Glória Sobrinho a participar do Colégio Internacional dos Terapeutas, que prima pelo resgate da sabedoria dos terapeutas do deserto que compreendem a natureza como fonte divina de cura e harmonia. É autor de vários livros entre eles: “A terra dos mil povos” (Ed. Peirópolis, 1998), “Tupã Tenonde” (Ed. Peirópolis, 2001), “Oré Awé Roirú a Ma” (Ed. Triom, 2002).

Cláudio Capparelli

Graduado em Ciências Navais (MD/MB) e em Administração de Empresas (FCCAE – RJ),pós-graduado em Física Nuclear (CNEN). Cofundador, em 1978, do Instituto AMON de Parapsicologia de Petrópolis, RJ, como pesquisador, e, a partir desta atividade especializou-se nas técnicas de Regressão de Memória / Vivências Passadas e “Past Life Therapy”. Desde 1994 dedica-se ao estudo e prática do Xamanismo, bem como à formação e acompanhamento de grupos de homens no “Clã Lobos do Cerrado”, trabalho pioneiro em Brasília na “redefinição do masculino”. Para tanto filiou-se e participou de atividades em organizações internacionais afins, como “Wolf Clan” (Índios Seneca, EUA), “The New Warriors” (EUA), “The Mankind Project” (EUA), além de trabalhos com os pioneiros nos estudos do homem contemporâneo, como Robert Bly (“Iron John”, EUA), Bill Kauth (“A Circle of Men”, EUA) e na Comunidade Findhorn, Escócia. Participou do I Congresso Holístico Internacional, em 1987, e desde a criação da Fundação Cidade da Paz, vem participando de diversas atividades e cursos de formação da UNIPAZ, tendo ocupado uma cadeira no Conselho Deliberativo da Fundação até 2006, ano em que se mudou de Brasília.

Tasso José Scaff

Está envolvido com o desenvolvimento da Unipaz, desde sua fundação em 1987. Essa relação se estreitou a partir de 2003 quando, a pedido de Pierre Weil, assumiu a Coordenadoria de Relações Institucionais da Unipaz/ DF. Realizou uma extensa pesquisa sobre o Modelo e a Abordagem Transdisciplinar e, a partir de 2007 vem realizando estudos minuciosos sobre as Tradições do Saber. Assumiu a Coordenadoria de Tradições da Unipaz/DF em 2009 e foi eleito pelo Conselho Deliberativo da Fundação Cidade da Paz no mesmo ano. É terapeuta social do CIT desde 2004. Embora tenha formação em Economia, é profissional de Marketing desde 1978. Atuou nas áreas de Pesquisa de Mercado, tanto qualitativas, quanto quantitativas, Alocação e Avaliação de Pontos de Venda, Construção de Metas e Vendas, Planejamento de Campanhas Publicitárias, Marketing Direto, Sistemas de Informação de Marketing, Database Marketing, CRM, Planejamento de Marketing e Planejamento Estratégico. Em 1994 fundou sua própria agência de Marketing, a Sunset Comunicação, vendida ao Grupo ABC em 2007. Em 2009 fundou a Ricca RI, empresa voltada para a Comunicação Cooperativa e Relações com Investidores, onde atua até hoje.

Aymara Gentil Penna

Advogada, Parapsicóloga, Terapeuta Facilitadora das Artes de Viver a Vida ( AVIVIDA ) e de Viver a Passagem, de autoria de Pierre Weil; Cursou teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina; é membro do Colegiado Geral das Unidades Unipaz; membro do Conselho Deliberativo da Fundação Cidade da Paz; e Vice presidente da Unipaz SC; esposa, mãe e avó.

José Carlos Calvo Villar

Psicólogo Clínico especialista em Psicoterapia Cognitiva, pelo Instituto de Terapia Cognitiva – ITC/SP, Diretor do Instituto Hispano-Americano de Psicoterapia e Desenvolvimento – IHAPD, membro associado da Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva – ABPC, Vice-presidente da Associação Brasileira do Eneagrama – IEA-Brasil, membro do Instituto Eneagrama Shalom – IESh, professor de Eneagrama do curso de pós-graduação em Psicologia Transpessoal da Associação Luso-brasileira de Transpessoal – ALUBRAT, em Brasília, professor de Eneagrama certificado pelo Formação Eneagrama Shalom – FESh. Atuou como Chefe do Departamento de Ciências do Centro Universitário de Brasília – UniCeub. Possui experiência de 10 anos como Gerente de Relacionamento em empresas de Tecnologia da Informação. Atualmente trabalha como professor e psicólogo clínico com atendimentos individuais, grupos terapêuticos e grupos temáticos utilizando o Eneagrama, tais como: “Eneagrama e TC” , ”Reeducação de Hábitos Alimentares”, “Preparação para a Aposentadoria”, entre outros.

Mônica Maria Torquato Villar

Graduada em Tecnologia da Informação pela Universidade de Brasília, Pós-graduada em Seguros pela PUC-Rio de Janeiro, Especialista em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso-Brasileira de Transpessoal – Alubrat/SP,  Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Formada em Emotional Freedom Techniques – EFT Tapping pelo Centro Gary Craig de Treinamento do EFT Oficial no Brasil, membro profissional da Associação Brasileira de Eneagrama – IEA/Brasil e professora de Eneagrama credenciada pelo Instituto Eneagrama Shalom. Possui experiência de 34 anos em ambiente corporativo, onde atua como facilitadora em gestão de pessoas, desenvolvimento de equipes e liderança. Conheceu o Eneagrama em 2012, por meio do Pe. Domingos Cunha, e o vivencia desde então, para alavancar seu processo de autoconhecimento e transformação pessoal e para compartilha-lo como sabedoria que possibilita a expansão do que significa ser humano,  ministrando cursos para grupos abertos e fechados, micro e pequenas empresas, instituições religiosas e organizações.

Marco André Schwarztein

Psicoterapeuta em atividade em Brasília há mais de 26 anos. Acompanhou Roger Woolger como assistente, tradutor e coordenador de treinamento de 1999 a 2011. É representante do Woolger Council para o Brasil e a América Latina, instrutor chefe, coordenador e supervisor responsável pelo treinamento em Deep Memory Process no Brasil desde 2011. Faz parte do colegiado da Unipaz/DF. Foi um dos introdutores do Holotropic Breathwork de Stanislav Grof no Brasil, tendo também facilitado grupos em Buenos Aires e Santiago do Chile. Foi membro do comitê organizador para América do Sul do Congresso da International Transpersonal Association (ITA), em 1996, em Manaus. É formado em bioquímica e biologia molecular e é mestre em ciências pela Universidade de Zurique, Suiça, com publicações em revistas científicas internacionais, como Nature. Fez parte da equipe que isolou e caracterizou o c-DNA de interferon-α, proteína que apresenta resultados consistentes no tratamento da hepatite C.

Bia Barros

Catalizadora do movimento #transformebrasilia (com Design Thinking), cocriadora e guardiã de Íthaka – sua obra-prima da Formação Holística de Base – FHB / UNIPAZ/ DF, cujo propósito é cooperar com o bem estar das pessoas. Graduada em Tecnologia – Processamento de Dados, pós graduada em Administração de Marketing (MBA) e Psicologia Analítica.

Theresa Coimbra

É psicóloga – com especialização em psicologia Junguiana, Terapia Iniciática, Mestre em Educação, Artista Plástica Autodidata – seus trabalhos apresentam imagens oníricas e símbolos criados a partir dos seus sonhos. Ministra palestras e seminários nas áreas de Mitologia, Sonhos, Psicologia Junguiana e Terapia lniciática no Brasil, no Equador e nos Estados Unidos. Pertence à Fundação Joseph Campbell e participa dos seus encontros anuais em Esalen, Califórnia desde 1998. Trabalha na área clínica em seu consultório particular desde 1986.

UNIPAZ DF

SMPW Quadra 8, conjunto 2,
Área Especial Granja do Ipê
Park Way -  Brasília/DF
CEP: 71.740-802

FALE CONOSCO

(61) 3380-2069
Celular: Vivo (61) 99818-2860
unipaz@unipazdf.org.br

FACEBOOK