TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL
A Fundação Cidade da Paz, mantenedora da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ é uma instituição jurídica sem fins lucrativos, que atua em programas e projetos transdisciplinares e holísticos voltados à cultura de paz.
O órgão responsável por acompanhar a constituição de uma fundação é o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT. Assim, o MPDFT avalia a reserva de bens (créditos, dinheiro ou propriedades), identifica a forma de administração e verifica o fim lícito e também a finalidade específica da fundação, por meio do Relatório de Atividade Anual, de acordo com os regulamentos de sua 2ª Promotoria de Justiça de Tutela das Fundações e Entidades de Interesse Social
Fundação Cidade da Paz
Estatuto da Fundação Cidade da Paz
Regimento Interno
Ata da assembleia de eleição do período de 2017-2021
Prestação de Contas
Ano 2018
Relatório de Atividade Anual
Balanço Patrimonial
Demonstração de Resultado
Balanço Social Triênio 2016-2018
Ano 2017
Relatório de Atividade Anual
Balanço Patrimonial
Demonstração de Resultado
Ano 2016
Relatório de Atividade Anual
Balanço Patrimonial
Demonstração de Resultado
III – Demonstrações Contábeis Comparativas
3.1 – Balanços Financeiros
3.2 – Demonstrações de Resultado do Exercício – DRE
IV – Balanço Social Funcipaz (Triênio 2016-2018)
O registro do Balanço Social das entidades sem fins lucrativos passou a ser obrigatório nas demonstrações contábeis, a partir de 2015, conforme legislação em vigor.
A partir do exercício de 2016, o Relatório de Atividades Anual da Funcipaz, enviado para o MPDFT, passou a ser discriminado em 06 Programas distintos, a seguir:
Programa 1 – Socioeducativo
Programa 2 – Sociocultural
Programa 3 – Socioambiental
Programa 4 – Eventos Anuais Unipaz
Programa 5 – Conhecimento Holístico Transdisciplinar
Programa 6 – Outras Formas de Captação de Recursos
O Quadro 1 – Relação dos 6 Programas Funcipaz com Descrição Breve evidencia cada um dos Programas acima. O detalhamento dos Programas, contendo os respectivos projetos, ações e atividades estão detalhados nos Relatórios de Atividades Anuais da Funcipaz de cada exercício.
Portanto, cada um dos Programas pode atender de forma diferenciada tanto beneficiários diretos quanto indiretos. Há casos em que um mesmo beneficiário pode participar de mais de um Programa.
Observa-se que o Nº de Beneficiários atendidos pelos Programas da Funcipaz aumentou gradualmente, a partir de 2016. O Quadro 2 – Comparativo do Nº de Beneficiários atendidos pela Funcipaz por Programa – Triênio 2016-2018, informa os beneficiários (Diretos e Indiretos) atendidos no período especificado.
A quantidade e a distribuição do Nº de Beneficiários Diretos são observadas no Gráfico 1 – Nº de Beneficiários Diretos Atendidos pelos Programas Funcipaz – Triênio 2016-2018. O aumento do Nº de Beneficiários Diretos atendidos ocorreu na maioria dos Programas, mas há que se destacar o Programa 5. Tais aumentos são decorrentes do grande Nº de publicações que ocorreram no exercício de 2017, advindos da realização do Encontro Holístico Transdisciplinar (e-thi) em comemoração aos 30 anos da Unipaz.
Em seguida, apresentamos os dados quantitativos do Balanço Social Funcipaz para:
V – Legislação em vigor
Os registros nas demonstrações contábeis para as prestações de contas das Fundações são normatizados por:
- Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e
- Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) – 2ª Promotoria de Justiça de Tutela das Fundações e Entidades de Interesse Social (2ª PJFEIS)
Os instrumentos legais são:
- ITG 2002 (R1) – Entidade sem Finalidade de Lucros (CFC), de 21 de agosto de 2015 – estabelece critérios e procedimentos específicos de avaliação, de reconhecimento das transações e variações patrimoniais, de estruturação das demonstrações contábeis e as informações mínimas a serem divulgadas em notas explicativas de entidade sem finalidade de lucros
- Portaria nº 01, de 27 de janeiro de 2020 – Estabelece o roteiro para a apresentação das prestações de contas das associações e fundações privadas à Promotoria de Justiça de Tutela das Fundações e Entidades de Interesse Social do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e dispõe sobre a relação das instituições que deverão apresentar as prestações de contas do exercício de 2019, contendo os respectivos anexos:
Anexo I – Dados da Entidade
Anexo II – Lista dos Membros da Diretoria e do Conselho Fiscal em Exercício
Anexo III – Relatório Circunstanciado de Atividades Anual
Anexo IV – Lista de Documentos da PC para entregar no MPDFT
Anexo V – Fiscalização de Instituições PC 2019, segundo estratégias e critérios de seleção
Portaria nº 3, de 10 de abril de 2018 – Estabelece o roteiro para as prestações de contas das fundações. (Revogada pela Portaria 01/2020, relacionada à PC 2018)
Recomendação nº 01, de 29 de janeiro de 2019 – Recomenda aos dirigentes das fundações, responsáveis pela convocação de reuniões, pela elaboração das respectivas atas e pelo registro ou averbação de documentos e títulos em que figurem as fundações como interessadas, outorgantes, outorgadas ou intervenientes, que passem a observar as seguintes normas.
VI – Documentos Estatutários Funcipaz
Granja do lPE
Setor de mansões Park Way
Celular: Vivo (61) 99818-2860
unipaz@unipazdf.org.br