FORMAÇÃO HOLÍSTICA DE BASE PARA JOVENS

 

Inscrições abertas para a Turma XIV – Início em 26 a 28 de junho de 2020

 

 

O Programa da Formação Holística de Base para Jovens da Universidade Internacional da Paz realiza formações complementares à educação convencional. Proporciona aos jovens de 14 à 18 anos a possibilidade de resgatar a inteireza original e inerente ao ser humano, bem como sua condição de sujeitos e autores capazes de intervir no curso de sua própria história.

Por meio de encontros de imersão em seminários vivenciais,  a Formação acolhe temas fundamentais ligados à filosofia, arte, ciência e tradições de sabedoria. Nossa caminhada é composta de 16 encontros temáticos, sendo um final de semana por mês, durante os quais serão desenvolvidos diversos temas e oficinas relacionadas à construção de um novo paradigma. A Formação é concluída em um último encontro não temático, chamado de “colheita”.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO HOLÍSTICA DE BASE PARA JOVENS
  1. Oferecer aos aprendizes vivências, conceitos e práticas que, atualmente, encontram-se ausentes do ensino formal, mas que são fundamentais para a formação de seres humanos éticos e conscientes do seu lugar e papel no mundo.
  2. Ser um espaço de vivência do novo Paradigma Transdisciplinar Holístico;
  3. Ser um espaço de livre expressão e escuta para os jovens;
  4. Fornecer aos jovens informações e vivências que lhes permitam conhecer melhor a si mesmos, às outras pessoas, à sociedade em que vivemos e à natureza;
  5. Respeitar o sentido de liberdade e autonomia, visando atingir uma consciência responsável;
  6. Despertar nos jovens um sentido de pertencimento tanto à família nuclear quanto à Planetária;
  7. Sensibilizá-los para a importância da confiança e da cooperação como elementos fundamentais para a construção de uma Cultura de Paz;
  8. Educar os seres humanos para que sejam íntegros, integrais e integrados.
FORMAÇÃO HOLÍSTICA DE BASE PARA JOVENS

“Como afirma a sabedoria chinesa, crise significa perigo e oportunidade. Para os despreparados, representa estresse e colapso. Para os bem centrados, significa um trampolim para o aprendizado e a evolução. Se não podemos evitar a demolição já em curso, sempre podemos nos preparar para a tarefa de reconstrução, inspirando-nos no lótus, que brota do lodo e o transforma em flor. Transmutar os escombros de nossas torres de Babel do suposto-poder, em pedras de suporte para a edificação de um novo viver, mais integrado, solidário e digno, eis um portentoso desafio do novo milênio. Diante destes cenários, onde antigas profecias convergem com sóbrios discursos científicos, é imprescindível cuidar de nossos jovens, os Navegantes de um Renovado Mundo, a ser desvelado e edificado. (…)

Cuidar de nossos jovens é, antes de tudo, abrir a nossa escuta para os seus desejos, os seus sonhos, os seus temores, os seus arrepios, os seus amores. Ser capaz do diálogo aberto e franco. Como afirmam todos os bons terapeutas, pelas palavras do Dalai-Lama, não se pode dissipar as trevas da ignorância enquanto não se acender a chama da escuta.

Cuidar de nossos jovens é conspirar por uma nova educação que, além de um rudimentar adestramento intelectual, possa colocar a alma e a consciência na sala de aula. Necessitamos, prementemente, de uma alfabetização psíquica, através de um currículo que inclua a subjetividade e facilite o desenvolvimento das inteligências emocional, onírica, ética, noética, relacional e essencial. Como conclama a própria Unesco, através de recentes e paradigmáticos documentos, urge desenvolver a abordagem transdisciplinar em educação, através de seus quatro pilares: educar para conhecer, educar para fazer, educar para conviver e educar para Ser. Necessitamos, portanto, de uma pedagogia iniciática que, através de uma via interior, facilite que o Aprendiz possa inclinar o coração para aprender a aprender, esclarecendo e nutrindo suas sementes vocacionais, para que possa fazer render os seus naturais e autênticos talentos. Somente os vocacionados estarão preparados para os tremendos desafios deste século, cujas caudalosas águas já navegamos!  É com esta visão integral que desenvolvemos, na Unipaz de Brasília, a Formação Holística de Jovens e a Formação de Jovens Líderes.  (…) ”

Roberto Crema, reitor da Universidade Internacional da Paz

METODOLOGIA
A metodologia da UNIPAZ é inspirada na abordagem transdisciplinar, recomendada pela Declaração de Veneza da UNESCO (1986). Por meio da Holologia (teoria e experimentação) e da Holopraxis (vivências) proporciona uma educação para a paz, favorecendo a formação de líderes de uma nova consciência, capazes de uma visão global e ação local.

Nos encontros serão abordados diversos temas relacionados à vivência e prática do Paradigma Holístico, com o propósito de introduzir aos jovens a teoria e prática fundamental da UNIPAZ por meio de seminários, que estão equilibrados entre temas relacionados à Arte, Filosofia, Ciência e Tradição, contemplando, também, as 3 ecologias – Individual, Social e Planetária.

Os conteúdos abordados trabalharão, da mesma forma, os 4 Pilares de uma Educação para o Século XXI, propostos pela UNESCO, que consistem em: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Pretende-se que tais objetivos sejam atendidos por meio da troca de experiências dos jovens entre si e com e a equipe, composta de coordenadores de programa, focalizadores, facilitadores, monitores e estagiários de focalização e, ainda, por meio da integração dos conteúdos apresentados simultaneamente à realização de atividades e vivências individuais e grupais. Desta forma será estimulada a convivência e o trabalho em grupo, a execução de tarefas simples e necessárias ao cotidiano, além de atividades artísticas e lúdicas.

O último encontro será destinado à preparação dos jovens para a apresentação da Colheita, momento em que pais e amigos estarão presentes no Campus DF da UNIPAZ onde foram desenvolvidos os encontros da turma, para assistir a Obra Prima do grupo que consistirá numa síntese de toda caminhada percorrida até este momento, dentro da FHBJ. As atividades dos encontros serão desenvolvidas em regime de imersão, das 20:00 de sexta-feira, até às 15:00 de domingo.

TEIA CURRICULAR

 

SEMINÁRIOS

FACILITADORES

OFICINAS

Novos tempos, novos padrões.

Karla Neves 

Arte em bambu

Com Fernanda Quintas

Jogos Cooperativos.

Artur Caribé

Tambores

Com Pedro Tupã

A arte de viver em Paz.

Luiz Carlos Pontual

Bastão da Fala

Com Johana Osk

Terra, Meu Amor

Regina Fittipaldi

Impressão Botânica

Com Maibe Maroccolo – Mattricaria

Alquimia do Conhecimento: Filosofia, Arte, Ciência e Espiritualidade cozidas num mesmo caldeirão.

Taunay Daniel

Movimento

Com Rodrigo Salulima

Rastreando as raízes da Paz.

John Stokes

Capoeira Angola

Com Rodrigão

Sistemas Agroflorestais

Helena Maltez

Papel reciclado

Com Gizelma Fernandes

Amor, Barato e Criatividade

Lydia Rebouças

Meditação Ativa

Com Dhyan Kapish

O Absurdo e a Graça de sermos um corpo

Nayla Reis

Corpo: território do sensível

Com Luênia Guedes

Tempo é Arte

Vinicius Jibhajan

Cosmetologia Natural

Com Anna Aromas

A Arte de viver a Plenitude / Conflito

Lydia Rebouças

TRE – Trauma Release Exercise

Com Luiz Carlos pontual

Permacultura

Gabriel Romeo

Aquarela

Com Leena Angini

Sonhos, Danças e Arrepios

Roberto Crema

Manejo Agroflorestal

Com Helena Maltez

Ser Humano, eis a questão – Política, cidadania e protagonismo

Isabela Crema e Renata Navega

Palhaçaria

Com Marcelo Nenevê

Consciência Xamânica: nosso Eu Co-Criador

Adriana Fittipaldi

Banho Sonoro

Com George Lucena

Ritos de Passagem

Andrea Boni e Ricardo Monteiro

Celebração da Colheita

Turma XIV

Contatos: (61) 98106-1155 e 98106-1133. E-mail: fhb_jovens@unipazdf.org.br

 

CALENDÁRIO

 

Ano 2020:

26 a 28/06
24 a 26/07
14 a 16/08
11 a 13/09
02 a 04/10
06 a 08/11
11 a 13/12

 

Ano 2021:

29 a 31/01
19 a 21/02
26 a 28/03
23 a 25/04
21 a 23/05
18 a 20/06
23 a 25/07
20a 22/08
10 a 12/09

Formulário de Inscrição FHBJ

6 + 7 =

FOTOS

 

UNIPAZ DF

SMPW Quadra 8, conjunto 2,
Área Especial Granja do Ipê
Park Way -  Brasília/DF
CEP: 71.740-802

FALE CONOSCO

(61) 3380-2069
Celular: Vivo (61) 99818-2860
unipaz@unipazdf.org.br

FACEBOOK