Formação de Facilitadores de Yoga – Perspectiva transdisciplinar holística

O Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos e permanece em todo o mundo, como o mais antigo e holístico sistema para alinhar o corpo e a mente.

Literalmente Yoga significa união, ele une e integra o corpo, a mente e as emoções. O Yoga induz a um profundo relaxamento físico aliado a tranquilidade mental promovendo níveis não habituais de concentração, clareza de pensamento e percepção interior que contribuem para uma visão ampliada e mais compassiva.

A Formação em Yoga é para pessoas de qualquer área do conhecimento interessadas em se tornar profissionais do ensino de Yoga, pessoas em processo de reorientação de carreira e quem busca no aprofundamento teórico-prático do Yoga um caminho de autoconhecimento e realização pessoal sem compromisso com a atividade de ensino.

O perfil pretendido é a formação de um profissional capaz de atuar de maneira ética, transformadora e inspiradora, utilizando a atividade de instrução de Yoga como proposta de interferência na sua área de atuação.

Objetivos:
Contribuir para a ampliação e consolidação do campo de atuação do ensino de Yoga visando formar não apenas instrutores de uma disciplina corporal, mas também, e fundamentalmente, agentes de mudança social dotados de uma visão integral e integradora do ser humano.
Instrumentalizar profissionais para o ensino do Yoga, dotados de visão transdisciplinar holística o que implica estar comprometido efetivamente na convocação da dimensão superior, saudável, ética e cooperativa no ser humano.

Estrutura – Carga Horária

A carga horária da Formação é de 314 horas, conforme especificada:

  • 168 horas presenciais distribuídas em 12 imersões na Unipaz DF.
  • 120 horas de aulas práticas.
  • 04 horas de participação em 3 aulas práticas como observador em treinamento para Facilitador de Yoga.
  • 20 horas de preparação e apresentação da Obra Prima.
  • 02 horas de apresentação de uma aula prática.

É recomendada a destinação de pelo menos 20 horas de estudos em grupo. A participação do aprendiz em grupo de estudos não é obrigatória, e poderá ser realizada em ambiente virtual para aqueles que não residem em Brasília ou prefiram o estudo em ambiente virtual (Skype, Zoom, Whatsapp) com seus colegas.

Os custos de hospedagem, imersão na Unipaz DF, não estão previstos no valor financeiro e deverão ser pagos diretamente na Secretaria da Unipaz DF. Caso o aprendiz não possa ficar hospedado na Unipaz, deverá cumprir todas as atividades e horários previstos do curso.

Requisitos:
O aprendiz deve durante o período da Formação fazer 02 horas de aula prática por semana. Deverá apresentar mensalmente à Coordenação do Curso, um documento emitido pela instituição que frequenta, atestando a prática das 08 horas de cada mês.
Não é necessária experiência anterior.

Local e horário:
As aulas acontecem na Unipaz DF, uma vez por mês, no sábado das 08h30 às 19 horas e domingo das 08h30 às 13 horas.

IInvestimento:

Matrícula: R$ 100,00 e 13 mensalidades de R$ 440,00

Nas mensalidades estão incluídos o almoço do sábado e os lanches.

Inscrições:

 Preencha e envie o Formulário de inscrição e faça o pagamento por transferência bancária ou pelo Pagseguro.
Dados para transferência bancária: Banco do Brasil Agência 0452-9, Conta Corrente 36061-9, CNPJ 03.635.786/0001-01 – Fundação Cidade da Paz. Envie o comprovante e seus dados pessoais (nome, e-mail e celular) para o WhatsApp 61 99818 2860 ou e-mail unipaz@unipazdf.org.br.
Para outras formas de pagamento, entre em contato com a Secretaria da Unipaz pelo telefone 61 3380-2069, 99818-2860 (WhatsApp) ou eventos@unipazdf.org.br 

Informações:

(61) 3380-2069, 99818-2860  e-mail yoga@unipazdf.org.br

Formulário de Inscrição Yoga

8 + 12 =

CALENDÁRIO

Ano: 2020

22 e 23 de agosto – A Arte de Viver em Paz. História do Yoga e o Hatha Yoga

19 e 20 de setembro – Arte e Ciência da Meditação e Mantras

17 e 18 de outubro – Anatomia aplicada ao Yoga

14 e 15 de novembro – Ásanas: construção das posturas yoguicas

12 e 13 de dezembro – Metodologia de ensino e planos de aula

 

Ano: 2021

06 e 07 de fevereiro –  Pránáyáma

13 e 14 de março –  Sutras  de Patañjali. Sânscrito no yoga

17 e 18 de abril – Yoga no Bhagavad Gita e Transdisciplinaridade

08 e 09 de maio – Anatomia sutil. Chakra. Nadis. Mudrás

05 e 06 de junho – Yamas e Niyamas. Virtudes e princípios éticos do Yoga

10 e 11 de julho – Ayurveda, a Ciência do Bem Viver

21 e 22 de agosto – Apresentação das Obras Primas

FACILITADORES

Janete Duprat

Terapeuta em Psicologia Transpessoal. Diretora do Espaço Unipaz Yoga, Curitiba/PR.  Doula Ayurveda, Facilitadora de Jornadas de Mulheres, Idealizadora do Projeto de Formação de Facilitadores de Yoga.

Roberto Crema

Iniciou no Yoga em 1981. Yoga integral, Kundalini, Sahaja, Nidra Yoga. Psicólogo, Antropólogo e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Paris. Criador do enfoque da Síntese Transacional – uma Ecologia do Ser, na perspectiva de uma quinta força em terapia. Coordenador geral do I Congresso Holístico Internacional (1987), que impulsionou a criação da UNIPAZ. Introdutor, no Brasil, da Formação Holística de Base (1989) e do Colégio Internacional dos Terapeutas (1992). Membro honorário da Associação Luso Brasileira de Transpessoal – ALUBRAT, Fellowship da Findhorn Foundation (Escócia). Reitor da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ.  Autor e coautor de 30 livros. Pai, avô, poeta, buscador da Utopia realizável da Paz.

Daniella Caribé

Professora de Yoga formada pelo método Iyengar Yoga. Acupunturista com especialização em Prática Clínica pelo China Nanjing International Acupuncture Training Centre em Nanjing-China. Pós-graduada em Biopsicologia – Ciência Corpo-Mente pelo Instituto Visão Futuro em São Paulo. Terapeuta corporal com formação em Theta-Healing, Magnified Healing, Reiki I e II, massagens Ayurvédica, Shiatsu, Reflexologia, Tui-ná e Lomi Lomi Nui.  

Mônica Carapeços

Iniciou em Yoga em 1998. Permacultora, Educadora e Terapeuta. Formação para professores de Yoga na Tradição de Krishnamacharya. Formação intensiva The Heart of Yoga ( Krishnamacharya Yoga Mandiram, Índia). Yogini – práticas voltadas para questões femininas. Curso de Massagem Ayurvêdica. Formação em Terapeuta Ayurveda. Curso avançado de clínica Ayurveda (Dr. D. Y. Patil College of Ayurved e Parmath Panchakarma Centre, India). Cursos de aprimoramento: Kayachikitsa; Dravyaguna (Estudo fitoterápico no Ayurveda); Kayachikitsa – SROTAS.

Mestre Dada Inocalla

Iniciou em Yoga em 1968 na cidade de Manila, Filipinas. Cursos de Yoga nas Filipinas, Índia e no Nepal. Formou-se como Monje de Yoga e realizou na Europa, Argentina, Uruguai, Paraguai,  Canadá, EEUU e Brasil. Recebeu título de Mestre de  Tai Chi Yoga Taoísta da ABT –  Associação Being Tao do GM Moo Shong Woo.  Grão Mestre – GM em AKM Arnis Kali Maharlika FMA Arte Marcial e Defesa Pessoal Filipina. Mestre da Arte do Tai Chi Chuan. Fundador e coordenador da Academia Magka Isa em Brasília desde 1976. Terapeuta Holístico em Acupuntura, Terapia Corporal e Yogaterapia.

Sat Anand Kaur

Fisioterapeuta. Professora de Anatomia Funcional Ocidental. Professora de Kundalini Yoga, certificada pelo KRI – Kundalini Research Institute – Nível II. Especializada em Kundalini para gestantes e pós-parto, certificada pelo 3HO Brasil. Nível II de formação certificada pelo Sat Nam Rasayan Foundation. Professora do programa Mulheres Radiantes 1 e 2. Instrutora de formação de professores de Kundalini Yoga pelo Aquarian Teacher Academy no Brasil. Diretora de planejamento da Abaky Brasília.

Maria Abadia Chaves Barberato

Iniciou no yoga em 1984. Odontopediatra. Educadora ambiental. Formação em Antroposofia. Estudiosa da fitoterapia e medicina chinesa. Fundadora do Sítio Geranium e da ONG Mão na Terra. 

UNIPAZ DF

SMPW Quadra 8, conjunto 2,
Área Especial Granja do Ipê
Park Way -  Brasília/DF
CEP: 71.740-802

FALE CONOSCO

(61) 3380-2069
Celular: Vivo (61) 99818-2860
unipaz@unipazdf.org.br

FACEBOOK