FORMAÇÃO DE FACILITADORES 
A ARTE DE VIVER A VIDA

Local: Unipaz DF

Coordenação Pedagógica: Lydia Rebouças

Focalizadora: Christina Peliano

Pré-requisito: Ter concluído a formação de facilitadores da Arte de Viver em Paz

Investimento: 13 mensalidades de 490,00 (incluído alimentação e hospedagem)

Formação de Facilitadores da Arte de Viver a Vida

1 + 11 =

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE “A ARTE DE VIVER A VIDA”

 Um programa de educação integral segundo Pierre Weil

 “A Arte de Viver a Vida” se constitui em um conjunto de oito seminários criados pelo professor doutor Pierre Weil, fundador da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ, com o objetivo de facilitar a experiência de viver a vida cotidiana em paz e serenidade.

Trata-se de uma metodologia que resgata sabedorias ancestrais, coloca-as em bases contemporâneas e permite um intercâmbio entre ciência, filosofia, arte e tradições espirituais considerando que, para viver em equilíbrio, o ser humano, deve se basear naquilo que Pierre chamou das três ecologias básicas (ou três níveis de consciência): as ecologias individual, social e ambiental.

Por meio da holologia (via intelectual e experimental) e da holopráxis (via vivencial e prática), esse processo pedagógico de educação integral facilita a transformação pessoal e profissional abrindo espaço para as mudanças de paradigma e o desenvolvimento de uma cultura de paz sem a fantasia de que somos separados do Todo.

Segundo Pierre Weil, este programa de seminários tem suas vivências inspiradas em métodos ocidentais de educação e em terapias orientais, seguindo as recomendações da Declaração de Veneza da UNESCO de 1986. E é fundamentado na filosofia holística – que significa uma filosofia centrada no todo, no inteiro.

 No pensamento holístico o indivíduo, a sociedade e a natureza não são separados e formam um conjunto indissociável. Um dos aspectos mais importantes dessa abordagem transdisciplinar holística é que, sendo uma forma de encarar a realidade, seus conceitos podem ser aplicados às mais diferentes áreas do conhecimento.

Ao mudar nosso olhar sobre o mundo, começamos a enxergar e vivenciar novas possibilidades antes impossíveis de serem percebidas.

Com esta metodologia os oito seminários denominados “A Arte de Viver a Vida” (AVIVIDA) são parte fundamental da Formação Holística de Base (FHB) desenvolvida por facilitadores da UNIPAZ no Brasil e no mundo. Tem como objetivos:

  • Possibilitar o autoconhecimento, autodesenvolvimento e relações éticas como parte da própria vida;
  • Sensibilizar os participantes na descoberta do sentido da sua existência e colocá-la em relação com a verdadeira natureza do espírito;
  • Aprender a identificar os obstáculos que nos impedem de vivermos o espaço de paz, de amor, de sabedoria e de felicidade que existe em cada um de nós;
  • Desenvolver a inteligência emocional e aprender a aproveitar as crises para aprender sobre nós mesmos;
  • Estimular o surgimento e a consolidação de líderes para a propagação da cultura de paz e não-violência em todas as esferas da sociedade e para o adequado enfrentamento da mudança paradigmática em curso e seus variados impactos;
  • Viver e atuar de forma mais integrada e holística no cotidiano, despertando o potencial do indivíduo para  os diversos estados de consciência com as atitudes de abertura, atenção e receptividade indispensáveis à realização plena, sempre levando em conta as exigências do atual contexto de vida; e
  • Integrar o paradigma e a abordagem holística aos respectivos setores pessoais e profissionais.
A ARTE DE VIVER EM PAZ

Ementa              

Este seminário constitui uma visão global dos objetivos e processos da Arte de Viver a Vida.   Foi criada para sensibilizar pessoas que desejam encontrar de modo vivencial a paz consigo mesmo (na dimensão do corpo, das emoções e da mente); a paz com os outros (na economia, na sociedade e na cultura) e a paz com a natureza (nos planos da matéria, da vida e da informação).  Constitui também na aplicação da teoria fundamental da UNIPAZ. Este Seminário foi objetivo de um livro publicado pela UNESCO em 1990, sendo divulgado em seis línguas. É uma metodologia transdisciplinar holística de Educação para a Paz e Não-violência pela qual, no ano 2000, Pierre Weil recebeu, em Paris, o Prêmio de Educação para a Paz da UNESCO.

 

Abordagem

  • Ecologia interior ou do ser – a paz consigo mesmo
  • Ecologia social – a paz com os outros
  • Ecologia ambiental – a paz no equilíbrio dos ecossistemas
A ARTE DE VIVER CONSCIENTE

A ARTE DE VIVER CONSCIENTE31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2020

Etapa presencial:

Dia 31 julho (6ª feira) – 09h00 às 13h00 – Contextualização AViConsciente

Dia 31 julho (ta feira) – 15h00 às 19h00 – Seminário AViConsciente

Dia 01 agosto (sábado) – 09h00 às 19h00 – Seminário AViConsciente

Dia 03 agosto (domingo) – 09h00 às 19h00 – Estudo do Manual AViConsciente

Etapa intermediária

Estudo da bibliografia e do manual. Cada aprendiz facilitará, gratuitamente, pelo menos um seminário de “A Arte de Viver Consciente” (AViConsciente) com 12 horas, no local onde reside e apresentará a lista de presença com pequeno relatório.

Ementa

Este seminário visa à descoberta, pelo praticante, de vários estados de consciência, além do estado de vigília, ao qual ele está acostumado e do fato de que em cada estado de consciência se vivencia uma realidade diferente. Também enfoca o desejo do ser humano de atingir a consciência plena ou superconsciência. O participante é convidado a vivificar os diferentes sistemas e subsistemas que compõem o seu ser, usando para isso a simbologia da esfinge.

 Abordagem

  • Autômato ou ser consciente, a presença no cotidiano;
  • Os vários estados de consciência;
  • O sonho como expansão da consciência;
  • O sono profundo e a natureza do espírito;
  • Realidade interior – a esfinge como modelo evolutivo da consciência; e
  • Realidade exterior – psicodrama da esfinge.
A ARTE DE VIVER EM PLENITUDE

A ARTE DE VIVER EM PLENITUDE 01 a 04 de outubro de 2020

Etapa Presencial

Dia 01 outubro (5ª feira) – 09h00 às 19h00 – Treinamento Específico AViConsciente

Dia 02 outubro (6ª feira) – 09h00 às 13h00 – Treinamento Específico AViConsciente

Dia 02 outubro (6ª feira) – 1500 às 19h00 – Seminário AViPlenitude

Dia 03 outubro (sábado) – 09h00 às 19h00 – Seminário AViPlenitude

Dia 04 outubro (domingo) – 09h00 às 19h00 – Estudo do Manual AViPlenitude

 

Etapa intermediária

Estudo da bibliografia e do manual. Cada aprendiz facilitará, gratuitamente, pelo menos um seminário de “A Arte de vivem em Plenitude” (AViPlenitude) com 12 horas, no local onde reside e apresenta a lista de presença com pequeno relatório.

Ementa

Este seminário representa uma grande oportunidade de revisão de vida, pois constitui um exame de como cada qual gasta sua energia na vida cotidiana, de levantar até o deitar e em que nível do seu ser. Através do cultivo da presença na vida cotidiana, o participante aprendetá a viver plenamente, escolhendo entre ser um autômato ou um ser consciente. O módulo enfatiza a Arte de Viver o trabalho, o dinheiro, o lazer, as refeições, entre outros.

Abordagem

  • A presença no cotidiano;
  • Os sete centros energéticos do ser humano;
  • Presença do masculino e do feminino dentro de nós;
  • As relações no cotidiano;
  • Profissão e emprego; e
  • O lazer e as férias.
A ARTE DE VIVER EM HARMONIA

A ARTE DE VIVER EM HARMONIA21 a 24 de janeiro de 2021

 Etapa Presencial

Dia 21 janeiro (5ª feira) – 09h00 às 19h00 – Treinamento Específico AViPlenitude

Dia 22 janeiro (6ª feira) – 09h00 às 13h00 – Treinamento Específico AViPlenitude

Dia 22 janeiro (6ª feira) – 1500 às 19h00 – Seminário AViHarmonia

Dia 23 janeiro (sábado) – 09h00 às 19h00 – Seminário AViHarmonia

Dia 24 janeiro (domingo) – 09h00 às 19h00 – Estudo do Manual AViHarmonia

Etapa intermediária

Estudo da bibliografia e do manual. Cada aprendiz facilitará, gratuitamente, pelo menos um seminário de “A Arte de Viver em Harmonia” (AViHarmonia) com 12 horas, no local onde reside e apresentará a lista de presença com pequeno relatório.

Ementa

Este seminário desenvolve o aspecto social e interpessoal da vida, do viver a dois, como casais, amigos ou colegas de trabalho. Do saber viver em harmonia em todas as relações.  Mostra também como podemos aproveitar a oportunidade de evoluir através das relações a dois. Trata-se de desenvolver A Arte de Viver o verdadeiro amor e de desenvolver a Empatia.

Abordagem

  • O diálogo com empatia;
  • Entrevista centrada na pessoa;
  • A relação evolutiva unívoca e recíproca;
  • Os estados evolutivos de um casal;
  • Como estabelecer e manter uma relação evolutiva;
  • O papel do masculino e do feminino nas relações; e
  • O papel da sexualidade na relação evolutiva.

 

A ARTE DE VIVER A CRISE E O CONFLITO

A ARTE DE VIVER A CRISE E O CONFLITO25 a 28 de março de 2021

Etapa Presencial

Dia 25 março (5ª feira) – 09h00 às 19h00 – Treinamento Específico AViHarmonia

Dia 26 março (6ª feira) – 09h00 às 13h00 – Treinamento Específico AViHarmonia

Dia 26 março (6ª feira) – 1500 às 19h00 – Seminário AViConflito

Dia 27 março (sábado) – 09h00 às 19h00 – Seminário AViConflito

Dia 28 março (domingo) – 09h00 às 19h00 – Estudo do Manual AViConflito

Etapa intermediária

Estudo da bibliografia e do manual. Cada aprendiz facilitará, gratuitamente, pelo menos um seminário de “A Arte de Viver o Conflito” (AViConflito) com 12 horas, no local onde reside e apresentará a lista de presença com pequeno relatório.

Ementa

Este seminário propõe aproveitar as crises da existência como oportunidades de transformação.  O seminário aprofunda os conflitos interpessoais, intergrupais, sociais e internacionais, procurando oferecer metodologias próprias para a resolução de conflitos com propostas para atuação mediadora pacífica. Busca criar um entendimento sobre o conflito e suas causas.

 Abordagem

  • O que é conflito;
  • O conflito intrapessoal;
  • Método do diálogo interior;
  • O conflito interpessoal;
  • Um método para dissolver conflitos – o pisar e o pesar;
  • Diálogo com empatia – responsabilidade sem julgamento;
  • Conflitos intergrupais; e
  • Mediação com empatia.

 

A ARTE DE VIVER A NATUREZA

A ARTE DE VIVER A NATUREZA27 a 30 de maio de 2021

Etapa Presencial

Dia 27 maio (5ª feira) – 09h00 às 19h00 – Treinamento Específico AViConflito

Dia 28 maio (6ª feira) – 09h00 às 13h00 – Treinamento Específico AViConflito

Dia 28 maio (6ª feira) – 1500 às 19h00 – Seminário AViNatureza

Dia 29 maio (sábado) – 09h00 às 19h00 – Seminário AViNatureza

Dia 30 maio (domingo) – 09h00 às 19h00 – Estudo do Manual AViNatureza

Etapa intermediária

Estudo da bibliografia e do manual. Cada aprendiz facilitará, gratuitamente, pelo menos um seminário de “A Arte de Viver a Natureza” (AViNatureza) com 12 horas, no local onde reside e apresentará a lista de presença com pequeno relatório.

Ementa

Este seminário procura aprofundar a relação do ser humano com a natureza e o meio ambiente, assim como a questão da fantasia da separatividade sujeito/objeto e a relação entre os dois.  É o aprofundamento da teoria fundamental da UNIPAZ, que nos proporciona chegar ao âmago da questão da natureza da natureza.

 Abordagem

  • A natureza fora e dentro de nós;
  • A procura de mim mesmo;
  • A relação entre sujeito e objeto;
  • A projeção;
  • O pensamento e o tempo;
  • Procurando a natureza do objeto; e
  • A vivência direta sujeito/objeto.

 

A ARTE DE VIVER A PASSAGEM

A ARTE DE VIVER A PASSAGEM29 a 31 julho e 01 agosto de 2021

Etapa Presencial

Dia 29 julho (5ª feira) – 09h00 às 19h00 – Treinamento Específico AViNatureza

Dia 30 julho (6ª feira) – 09h00 às 13h00 – Treinamento Específico AViNatureza

Dia 30 julho (6ª feira) – 1500 às 19h00 – Seminário AViPassagem

Dia31 julho (sábado) – 09h00 às 19h00 – Seminário AViPassagem

Dia 01 agosto (domingo) – 09h00 às 19h00 – Estudo do Manual AViPassagem

Etapa intermediária

Estudo da bibliografia e do manual. Cada aprendiz facilitará, gratuitamente, pelo menos um seminário de “A Arte de Viver a Passagem” (AViPassagem) com 12 horas, no local onde reside e apresentará a lista de presença com pequeno relatório.

Ementa

Inspirado no livro da vida e da morte dos Tibetanos, este seminário aponta para as oportunidades que representam os intervalos existentes antes, durante e depois da passagem, para realizar a verdadeira natureza do espírito e representa uma grande aventura, tal qual a vida…

 Abordagem

  • O medo da morte;
  • Compreendendo a impermanência;
  • O fenômeno “NDE” (experiência de quase morte);
  • Uma nova visão da vida;
  • O interregno da existência, da passagem, da luminosidade, do vir-a-ser;
  • Fundamentos científicos da existência de outros planos existenciais; e
  • O preparo para a passagem.

 

E A VIDA CONTINUA

E A VIDA CONTINUA…25 e 26 setembro de 2021

 Etapa Presencial

Dia 25 setembro (sábado) – 09h00 às 19h00 – Treinamento Específico AViPassagem

Dia 26 setembro (domingo) – 09h00 às 13h00 – Treinamento Específico AViPassagem

Dia 26 setembro (domingo) – 15h00 às 19h00 – Contextualização de “A Arte de Viver aVida”

PARA SABER MAIS:

Weil, Pierre, A Arte de Viver a Vida, Letraviva, 2003

www.pierreweil.pro.br

www.unipaz.org.br

 

 

Coordenação: Lydia Rebouças

Educadora, cofundadora da UNIPAZ. Vice-reitora da UNIPAZ. Psicóloga, com 35 anos de experiência na área clínica. Mestra em Psicologia. Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas/CIT. Facilitadora de palestras e seminários no Brasil e outros países

UNIPAZ DF

SMPW Q 8, conjunto 2 A/E
Granja do lPE
Setor de mansões Park Way

FALE CONOSCO

(61) 3380-2069
Celular: Vivo (61) 99818-2860
unipaz@unipazdf.org.br