Dia Internacional da Paz e a UNIPAZ-DF

Pierre Weil foi um educador e psicólogo, tendo respondido pela autoria de mais de 40 livros. A síntese de sua erudição foi formada por meio de encontros com mestres de sabedorias, como Krisnamuth e Gurdjieff. Ao longo de sua vida, Pierre percorreu várias escolas iniciáticas do Oriente – Cabala, Vedanta, Yoga – e também se envolveu com as diversas tradições do Ocidente.

Em momento oportuno, Pierre publicou o que viria a ser consagrado um manual de educação para a paz, que foi publicado pela Unesco e traduzido em quase 10 idiomas. A obra lhe valeu o Prêmio Unesco de Educação para a Paz. A Arte de Viver em Paz (ou AviPaz) é um manual que lança um novo olhar sobre a paz, abrangendo um todo maior. Segundo essa nova visão, paz é “ao mesmo tempo felicidade interior, harmonia social e relação equilibrada com o meio ambiente”.

Pierre pretendia envolver uma teoria não fragmentada do universo numa perspectiva que leva em conta o homem, a sociedade e a natureza, ou seja, uma visão holística e alargada do que seria a paz necessária.

A AviPaz tem, como um dos seus pilares-base, o reconhecimento da fantasia da separatividade, que é apontada como a raiz do sofrimento humano. Sentir-se desconectado da vida faz o indivíduo relacionar-se de modo artificial com o meio a sua volta. Essa resistência ao natural cria o apego primordial, e esse apego cria o medo essencial, males dos quais se deriva o estresse e as enfermidades.

Opostos ao fundamento do controle estão três aspectos estreitamente ligados e em constante interação: a ecologia interior, a ecologia social e a ecologia planetária, que, juntas, formam uma unidade fundamental do ser humano, alicerces de uma vida em harmonia e equilíbrio com o todo.

No dia 21 de setembro, as Nações Unidas comemoram o Dia Internacional da Paz, ocasião aproveitada para promover uma educação de paz e mobilizar as vontades políticas em prol do fortalecimento dos ideais de paz. Marcando esse momento, tornou-se tradição tocar o Sino da Paz duas vezes por ano: no primeiro dia do Equinócio Vernal e em 21 de setembro, para celebrar os pontos de luz no mundo em ação pela paz.

A Unipaz-DF teve a honra de se tornar uma das guardiãs do Sino da Paz, um objeto de arte único em todo o mundo, confeccionado a partir de moedas e cápsulas de munição deflagradas e afinado em dó maior, considerado o tom característico da paz. O Sino da Paz é um convite à reflexão sobre a possibilidade de transformação da atual cultura de violência em cultura de paz.

 

“Uma vez que as guerras começam na mente dos homens, é na mente dos homens que as defesas da paz devem ser construídas.” (Unesco)