Carregando Eventos

« Todos Eventos

Pós Graduação em Psicologia Transpessoal da ALUBRAT

30/08 - 31/08

Apresentação

A Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Psicologia Transpessoal:  Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT) contribui para o alcance das necessidades e objetivos da sociedade atuais, bem como para a valorização da vida humana de forma plena e saudável, como uma condição possível de ser alcançada por todos os seres humanos.

A Psicologia Transpessoal é uma abordagem em psicologia, oficializada em 1967, por Abraham Maslow quando presidente da American Psychological Association em reunião com S. Grof, V. Frankl, A. Sutich e J.Fadiman.

Por sua natureza Transdisciplinar, a Psicologia Transpessoal integra aspectos de várias outras áreas do conhecimento em sua visão antropológica, reconhecendo uma dimensão superior da consciência. Evidencia a emergência de valores positivos, crenças e atitudes humanas.

Esse enfoque psicológico sinaliza a necessidade da contextualização dos distintos níveis de percepção da consciência na busca de qualidade de vida, otimização da aprendizagem e desenvolvimento de relações sociais mais saudáveis.

O desenvolvimento, a organização e a sistematização do curso tem como base uma didática transpessoal, cujos aspectos teóricos são apresentados no livro intitulado “Didática Transpessoal” de autoria de Vera Peceguini Saldanha e objeto de estudo de sua tese de doutoramento na UNICAMP/SP.

O conteúdo programático está em consonância com os cursos em Psicologia Transpessoal ministrados na Europa e Estados Unidos. Observamos que essa área da psicologia tem adquirido gradativa importância em nosso país, com um aumento no volume de profissionais que buscam utilizar uma orientação transpessoal em seu trabalho.

A ALUBRAT-Brasil, ciente desse momento emergente, assim como da necessidade de uma boa qualificação nessa área, propõe este curso de Especialização em Psicologia Transpessoal como pós-graduação Lato Sensu com especialização na Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT). Esta formação, em sua origem, proporciona a aprendizagem teórica e experiencial dos pressupostos fundamentais, visto que utiliza uma sistematização que apresenta aspectos estruturais e dinâmicos, articulados à aplicação de procedimentos técnicos definidos no método.

Objetivos

  1. Formar profissionais das diversas áreas envolvidas comprometidos com a visão humanista e transpessoal, que destacam uma dimensão superior saudável, ética e cooperativa do ser humano.
  2. Favorecer a percepção dessa dimensão superior da mente humana como parte integrante de sua biologia subjetiva, segundo Maslow, a qual favorece a aprendizagem e o relacionamento interpessoal.
  3. Formar profissionais na área da saúde, educação e organizações comprometidas com a visão transpessoal, que destaca uma dimensão superior saudável, ética e cooperativa do ser humano.
  4. Oferecer uma especialização de cunho teórico-prática, embasada em metodologia acadêmico-científica, aprofundando os conhecimentos dos profissionais em saúde, educação e organizações.
  5. Ampliar o campo de atuação daqueles que lidam com processos de aprendizagem, clínica e organizacional, em aspectos profiláticos, terapêuticos e educacionais.
  6. Possibilitar o autoconhecimento, autodesenvolvimento e relações éticas como parte da própria capacitação profissional.
  7. Estimular o processo da pesquisa científica na área transpessoal e sua publicação em periódicos de repercussão nacional e internacional.

Metodologia

  1. Interdisciplinaridade: a coordenação do Curso buscará a articulação dentro dos módulos e entre os mesmos, através da integração dos docentes. Isto será possível mediante:
    • i) reuniões parciais com os docentes;
    • ii) solicitação dos planos de ensino com a antecedência necessária de modo que sejam compatibilizados com os parceiros de conteúdo (docentes do mesmo módulo e afins) e;
    • iii) acompanhamento pontual de cada tópico desenvolvido.
  2. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):Pela própria concepção do curso, é proposto um Artigo Científico como avaliação final, a qual constitui o instrumento que mais favorece o enfoque desejado. Sua elaboração exige definição e solução de problemas científicos contemporâneos que são extraídos da prática; integração dos diversos saberes adquiridos nas disciplinas; trabalho conjunto de profissionais de diferentes áreas; aquisição de métodos científicos de pesquisa; apropriação de técnicas modernas de obtenção rápida de informação; e tomada de consciência mediante os diversos e complexos problemas que afetam a comunidade, entre outros.
  3. Corpo docente: Foram previstos professores atuantes na prática profissional de sua graduação, com especializações diferentes e de vários segmentos da sociedade, com titulação mínima de especialista.
  4. Simpósio científico: Simpósio Científico: Consiste do último módulo do curso, com a apresentação e discussão coletiva dos Artigos Científicos elaborados pelos alunos. Será convocada uma banca examinadora integrada por profissionais da área e vinculados ao curso, que contribuirão com sua experiência acadêmica e investigativa na formação dos futuros especialistas. Esta atividade tem o propósito de desenvolver habilidades relacionadas com a discussão de problemas científicos e favorecerá a articulação e socialização do saber produzido.

Disciplina

  1. a) Módulos Básicos – Apresentação do conteúdo teórico, estrutural, dinâmico, recursos e técnicas em Psicologia Transpessoal por meio de 12 (doze) módulos. Os conteúdos programáticos desses módulos são fixos e estão estabelecidos como eixo norteador desta especialização, independente da região ou local da formação.
  2. b) Módulos Complementares – É a composição de módulos em Metodologia e Didática do Ensino Superior, bem como de temas relacionados à Psicologia Transpessoal. Serão realizados por meio de 10 (dez) módulos.
  3. c) Estágio Curricular Supervisionado – Consiste em supervisões subdividindo os alunos em grupos em que ocorre treinamento de um dos exercícios realizados nos módulos básicos e o processamento dos mesmos. Há também orientações necessárias ao desempenho das atividades didáticas, monográficas e teóricas complementares, como organização de manuais de pesquisas e de aplicação pessoal e profissional. Será realizado nos módulos I ao XXI.
  4. d) Simpósio Científico – Seminário de apresentação da Obra Prima – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que consiste do XXII módulo do curso.
  5. e) Atividades não presenciais – Consistem das seguintes atividades que ocorrerão ao longo do curso:
    1. • Trabalho de Pesquisa (90h) – consiste de um trabalho acadêmico, que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico relacionado à Psicologia Transpessoal e que resulta em um Artigo Científico.
    2. • Seminários de Pesquisa (20 h) – são estudos realizados ao longo do curso, que visam o aprofundamento de temas da Psicologia Transpessoal. Os grupos de alunos escolhem os temas e apresentam os Seminários de Pesquisas I e II.
    3. • Manual Pessoal e Memorial (66 h): consiste na organização dos exercícios pessoais produzidos ao longo do curso. Esse material permanece com o próprio aluno e é instrumento de referência para a elaboração do Memorial, que, por sua vez, consiste de relatos pessoais, descritos ao longo do curso e que descreve e avalia a trajetória do aluno desde o início até o final do curso.

Público-Alvo

Psicólogos, médicos, enfermeiros, educadores, assistentes sociais, administradores e demais profissionais ligados às áreas de saúde, educação e das organizações.

Carga Horária

O curso ocorrerá mensalmente, numa sexta-feira e sábado, das 9h00 às 19h00.

Carga Horária: Total de 550 horas subdivididas em:

  •  374 horas em conteúdo presencial distribuído em 22 módulos presenciais distribuído nas seguintes atividades:
  • 290 horas compostos pelos módulos básicos e complementares e pelo simpósio cientifico e 84 horas de estágio curricular supervisionado e
  •  174 horas em conteúdo não presencial distribuído nas seguintes atividades: 20 horas para preparação e elaboração de 2 (dois) seminários de pesquisa; 66 horas para elaborar Manual Pessoal e Memorial do Aluno e;
  • 90 horas dedicadas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Calendário

2017
móduloDataDisciplinaDocente
Retiro I25 e 26 marçoAula especial em sistema de imersão com Jean-Yves Leloup O arquétipo da síntese: a reconciliação entre o masculino e o femininoJean Yves Leloup
II07 e 08 abrilPsicologia Transpessoal e AITVera Saldanha
III12 e 13 maioEneagrama: caminho para o autoconhecimentoLuiz Carlos Garcia
IV30 junho 01 julhoAspecto Dinâmico da AIT na ComunicaçãoArlete Silva Accian
V28 e 29 julhoAs Sete Etapas da AITArlete Silva Accian
VI25 e 26 agostoGestão e Liderança TranspessoalVera Saldanha
VII15 e 16 de setembroSonhos e AITRita De Cássia Schutte
VIII27 e 28 outubroIntegração da Consciência TranspessoalLuiz Eduardo V. Berner
IX24 e 25 novembroArteterapia e AITMyrian Romero
X01 e 02 DezembroOficina de Pesquisa em Transdisciplinaridade: Uma Jornada InteriorCélia Burgos
2018
X02 e 03 FevereiroMandalas: um mergulho na intuição e cura interiorVera Saldanha
XI09 e 10 marçoValores Humanos: Aprofundamento da AITVera Saldanha
XII06 e 07 abrilAnatomia Sutil: centros vitais e AITArlete Silva Accian
XIII11 e 12 maioNeurociência, Psicofármaco e PsicopatologiaFlavio Vervlolet
XIV08 e 09 junhoO Poder do Encontro: Origem do CuidadoRoberto Crema
XV06 e 07 julhoEmergência Espiritual e PsicoseVera Saldanha
XVI10 e 11 AgostoDesenvolvimento do Ser Integral e Plenitude da ConsciênciaFlavio Vervlolet e Vilma Davanzo
XVII21 e 22 setembroEducação e Integração do Ser e do SaberArlete Silva Accian
XIX19 e 20 outubroSupervisão e Prática da AITVera Saldanha
XX09 e 10 novembroOrientação do Trabalho de Conclusão de CursoGrupo de Orientadores
2019
XXI29 e 30 marçoSimpósio Científico: Apresentação do Trabalho de conclusão de CursoVera Saldanha e Arlete Silva Accian

Admissão e Investimento

  • Investimento: Consultar a secretaria Informações: (61) 98112-8119 (vivo) email: transpessoalbsb@gmail.com
  • Requisitos para a Inscrição:
    • Ficha de inscrição,
    • 3 fotos 3×4 recentes,
    • fotocópia do diploma de graduação e histórico (autenticadas),
    • fotocópia do CPF e RG e Carta de Intenção elaborada pelo candidato ao curso.
  • Período e local da seleção: A seleção dos alunos será realizada pela análise do currículo, Carta de Intenção e entrevista pessoal.

Galeria de Fotos

Pré Inscrições

Formulário de Inscrição Psicologia Transpessoal

 

 

Compartilhe:
Share

Detalhes

Início:
30/08
Final:
31/08
Evento Categoria:
Evento Tags:

Organizador

Naira Tatsu
Telefone:
(61) 98112-8119
E-mail:
brasilia@alubrat.org.br

Outro

Duração do curso:
De Março 2017 a Novembro 2018, com recesso em Janeiro 2018.
Horário:
Encontros mensais 'as sextas e sábados, das 9h00 'as 19h00
Refeições:
Para quem preferir, são servidas no local.
Hospedagem:
Para quem desejar, existe possibilidade no local.
Investimento:
interessados favor enviar email para brasilia@alubrat.org.br

Local

Unipaz DF
SMPW Qd 08, Conj. 02, Ãrea Especial Granja do Ipê
Brasíia, DF 71740802 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(61) 3380-2069 e (61) 99818-2860 (Vivo)
Website:
www.unipazdf.org.br
Compartilhe:
Share
Share
CLOSE
CLOSE