Formação Holística de Base

Bem-vindo à Formação Holística De Base – FHB

Matrícula R$ 150,00

Mensalidade de R$ 795,00 em 23 Meses

Seminários acontecem uma vez ao mês, sexta-feira (19h30) até domingo (12h), e incluem:

  • Pensão completa (Alimentação e Hospedagem);
  • Infraestrutura do belíssimo Campus da UNIPAZ/DF (local com Cachoeira e natureza expressiva);
  • Certificação Livre em Facilitador da Arte de Viver em PAZ (Cultura da PAZ – AVIPAZ);
  • Certificação Livre de conclusão do Curso de Formação Holística de Base – FHB;
  • 25 facilitadores credenciados pela UNIPAZ e reconhecidos em seu campo de atuação;
  • Acompanhamento acolhedor e capacitado da Equipe de Focalização da FHB/ DF durante a caminhada de 2 anos, preparados para conduzir grupos desenvolvidos para a Cultura da Paz!

Ao pagar a matrícula, você terá direito a um kit da FHB feito especialmente para você, com livro, bolsa, caderno e adesivo.

Inserir palavras chaves logo abaixo:

CULTURA DE PAZ – HOLÍSTICA – TRANSPESSOAL – AUTOCONHECIMENTO – ENCONTRO

INSERIR: SEJA UM AGENTE DA CULTURA DE PAZ!

Maiores Informações:

Gean Nascimento

Juliane Berber

Formação Holística de Base

A formação HOLÍSTICA DE BASE

A Formação Holística de Base se propõe a cultivar um terreno fértil, por meio de um método estruturado de autoconhecimento, no qual qualquer pessoa possa encontrar as ferramentas para Ser aquilo que é destinada a Ser, ela mesmo, em um processo que dará mais sentido à Vida.

A Formação Holística de Base vem se mostrando, ao longo de 36 anos, como um poderoso método de transformação, reconhecido pela UNESCO, no sentido de despertar o ser integral onde todas as suas partes são respeitadas e reconhecidas. A Cultura de Paz nasce no interior de cada pessoa, um ser fragmentado não está em Paz. Para cada um dos Aprendizes (como são chamados os alunos na UNIPAZ) que por ela já passaram nas últimas 22 Edições da FHB, há o ser humano antes e depois da Formação, que atingiu maior compreensão de si mesmo, dos outros e, sobretudo do significado desta nossa existência.
O Aprendiz emerge com maior tolerância, paciência e amor e, no dizer do Reitor da UNIPAZ Roberto Crema, é removido dos “trilhos” para encontrar suas próprias “trilhas”, que o levarão a tornar-se quem realmente é. Na FHB acontece a magia do Encontro.

FORMAÇÃO

Visa habilitar os aprendizes a um novo jeito de SER e estar no mundo, partindo da proposta teórico-vivencial de uma Ecologia Pessoal (quem eu sou neste mundo complexo), Social (como nos relacionamos com os outros) e  Ambiental (como interagimos com a terra e demais seres que nela habitam), sustentada no paradigma holístico, por meio de um modelo de educação para a inteireza e cultura de paz.

HOLÍSTICA

Do grego holos, que significa todo, inteiro. É um modelo que leva em conta a dinâmica do todo-e-as-partes, reconstituindo o fundamental diálogo da ciência com a filosofia, com a arte e com as tradições de sabedoria. Na FHB se aprende que tudo é importante, tudo é incluído, na busca do resgate do sagrado em todas as suas manifestações: pode ser no encontro com o outro, na natureza, no silêncio, na música, no movimento, no corpo, na dança…

DE BASE

Visa propiciar um fundamento válido para o público em geral, independente das áreas de especializações e do nível de conhecimento pessoal. É uma base a partir da qual cada Aprendiz poderá direcionar-se nas diversas áreas do saber-e-fazer humano.

 

O QUE É?

“A Formação Holística de Base é um espaço fecundo para o despertar de uma consciência plena e de uma inteligência integral, virtudes fundamentais para o enfrentamento dos imensos desafios globais do nosso momento histórico, que nos convoca ao exercício de uma visão integral para uma ação local e de uma aliança entre o conhecimento e o amor, entre o Saber e o Ser. Uma escola de liderança para o Século XXI.”

Reitor da Universidade Internacional da Paz e Facilitador da FHB – Roberto Crema

PARA QUEM É?

  • Para Jovens a partir dos 18 anos, de qualquer profissão;
  • Para os que buscam uma nova forma de ser e de estar no mundo;
  • Para os interessados na abordagem transdisciplinar holística como instrumento de aperfeiçoamento das dimensões pessoal e profissional;
  • Para os que se sentem convocados a ser construir uma a ser um agente da Cultura de Paz;
  • Para os que desejam se tornar Facilitadores da “Arte de Viver em Paz” aprendendo um novo conceito e processo de educação para a Paz, conforme preconiza a Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, inspirando ações de Cultura de Paz em escolas, empresas e demais organizações governamentais e não governamentais;
  • Para os que sonham com ações coletivas, participativas e colaborativas, promovendo mudanças criativas e originais nos modelos culturais, sociais, econômicos, políticos e ambientais vigentes;
  • Para os que desejam um método simples, sólido e sensível de autoconhecimento na busca do seu caminho sagrado.

COMO?

Dois anos de caminhada com 23 encontros teórico-vivenciais, em que serão percorridos temas essenciais das ciências, artes, filosofias e tradições de sabedoria, que educam para a Cultura de Paz e não violência.

Os encontros serão realizados 1 vez por mês. Iniciam-se na sexta-feira (19h30) e terminam no domingo (12h).

ONDE?

Em Brasília, todos os Seminários da Formação Holística de Base são realizados no Campus da UNIPAZ DF, um local onde se pode experimentar uma intensa comunhão com a natureza.

CARGA HORÁRIA

ATIVIDADE HORAS/AULA
Seminários teórico-vivenciais 276 (12 h x 23)
Holopráxis ou Práticas Pedagógicas Aplicadas 46 (2 h x 23)
Avaliação e Acompanhamento 24 h
Estágios e/ou Facilitar 03 Seminários Gratuitos da AVIPaz 135 (45h x 3)
TOTAL 481

Os Seminários para se tornar Facilitador da Arte de Viver em Paz – AVIPaz – 72 horas, estão inseridos nas 481 horas/aula.

CERTIFICAÇÕES

  1. Certificação Livre – Participante da Formação Holística de Base.
  2. Certificação Livre – Facilitador de A Arte de Viver em Paz (Credenciamento).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO –TEIA FHB

Última atualização 14/01/2023

 

 

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Formação Holística de Base”

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com

FACILITADORES

Lydia Rebouças

A Arte de viver em paz Formação de Facilitadores da Arte de Viver em Paz

Monica Filizola

A Dança da vida: Movimento – Amor

Taunay Daniel

Ciência e Espiritualidade

Fabio Brotto

Jogos Cooperativos

José Villar

Eneagrama

Dalila Lubiana

A Arte de viver consciente

Marco Bilibio

Dina Cardoso

Fluxonomia 4D

Regina Fittipaldi

Ecologia Profunda

Roberto Crema

O Poder do encontro e a Arte de Cuidar

Kaká Werá

Ancestralidade Indígena

Mauro Pozatti

Criando União

Lúcia Torres

Criando União

Márcia Bandeira

Pintura Espontânea

Tasso Scaff

Fundamentos de Transdisciplinaridade

Ruth Scaff

Fundamentos de Transdisciplinaridade

José Carvalho

A Arte de viver a harmonia e o conflito

Ana Ribeiro

A Arte de viver a harmonia e o conflito

Celia Burgos

O Corpo e as dimensões do Ser

Nelma da Silva

A Arte de viver a Natureza

Cláudio Capparelli

Xamanismo

Ricardo Monteiro

Tereza Coimbra

Terapia Iniciática

Aymara Penna

A Arte de viver a passagem

Mônica Villar

Lydia Rebouças

Educadora, Psicóloga e mestre em Psicologia, com 38 anos de experiência na área clínica. Dirigiu o Projeto UniverCidade, primeira iniciativa a aplicar a abordagem holística em Brasília (1986). Cofundadora da UNIPAZ no Brasil e Vice-reitora da Rede UNIPAZ. Especializações em Psicologia Transpessoal com Prof. Dr. Pierre Weil e Core Energetics com Dr. John Pierrakos. Facilitadora de palestras, seminários e formações de facilitadores no Brasil e no exterior. Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas, CIT-Brasil. Escritora, jardineira, artesã, velejadora e peregrina. Autora d’A Inventadeira. Mãe e Avó.

SEMINÁRIO: A ARTE DE VIVER EM PAZ

A    Arte    de    Viver    em    Paz, de autoria do Prof.º Dr. Pierre Weil, recomendada pela UNESCO, é uma contribuição da UNIPAZ para a construção de uma Cultura de Paz. Esta metodologia foi objeto de um livro, com o mesmo título, publicado pela UNESCO  e divulgado em seis diferentes idiomas. No Brasil o mesmo está disponível, gratuitamente, no site da Unipaz: https://unipaz.org.br/wp-content/uploads/2020/06/Livro-A-Arte-de-Viver-em-Paz.pdf.

 

O Seminário visa sensibilizar e despertar, em jovens e adultos, a consciência de que o potencial de PAZ na relação consigo mesmo, com o outro e com a natureza é responsabilidade de cada um. A metodologia inclui, de forma equilibrada, teoria, vivências e experiências compartilhadas sobre:

  • A Paz consigo mesmo – Ecologia Interior
  • A Paz com os outros – Ecologia Social
  • A Paz com a natureza – Ecologia Ambiental

 

A Arte de Viver em Paz poderá inspirar fazeres e saberes em Escolas, Empresas e demais organizações governamentais e não governamentais.

FORMAÇÃO PARA MULTIPLICADORES NA ARTE DE VIVER EM PAZ

1a  Fase: Vivência do Seminário “A Arte de Viver em Paz” – 12 h/aula.

Entre a 1ª Fase e a 2ª acontecerão Rodas de Conversa sobre o tema.

2a Fase: Estudo do “Manual do Facilitador A Arte de Viver em Paz” – 12 h/aula.

Ao final da 2ª Fase serão formados grupos de Estudo, com até 5 aprendizes, com o objetivo de estudar o Manual, o livro AViPaz e treinar a facilitação do Seminário.

3a Fase: Treinamento Específico – O Seminário será facilitado pelos aprendizes, para posterior  feed-back do Formador e da Turma 23 da FHB –  12 h/aula.

4ª Fase: Seminários Gratuitos de Treinamento da AVIPaz. Cada aprendiz deverá ministrar três seminários gratuitos, preferencialmente em dupla. Após os mesmos enviarão as Fichas de Avaliação para a Coordenação da Formação de Facilitadores AVIPAZ – 45 h/aula.

Monica Filizola

Psicóloga clínica, Arquiteta e Facilitadora Didata de Biodanza pela Internacional Biocentric Foundation. Tem Formação Sistêmica Fenomenológica pela Associação Internacional para Soluções Sistêmicas (IAG), de Bert Helinger. É formada em Síntese Transacional e Ecologia do Ser, Treinamento Básico em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) pelo EMDR Ibero-America, Treinamento em Somatic Experiencing (Abordagem de Resolução Traumática) e Treinamento em Brainspotting, com David Gran. Curso Básico de Psych-K. Coordenadora do Espaço Biocêntrico e Diretora da Escola de Biodanza Rolando Toro de Brasília, em parceria com Noeme Carvalho. Autora em parceria com a Cristina Lellis e Noeme Carvalho do Livro Jogos de Expressão. Integra o corpo docente de facilitadores credenciados pela Unipaz na Formação Holística de Base desde 1997 com os seminários “Vínculos Nutritivos” e o “Amor Nas Relações Familiares” (este último em parceria com a psicóloga Ternise Torres).

Taunay Daniel

Taunay Daniel é Doutor e Mestre pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Especialista em Epistemologia da Ciência pela Universidade de Belgrano (Buenos Aires – Argentina). Bacharel em Filosofia pela PUC de São Paulo. Foi diretor, roteirista e produtor de filmes e vídeos para educação, cultura e comunicação científica (recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por seus trabalhos). Atuou como pesquisador em linguagem audiovisual para a educação e comunicação científica no CNRS / IRPEACS (Lyon/França). É coordenador do curso de Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal da UNILUZ. Realiza cursos, seminários, workshops e palestras em diversas instituições formais e informais sobre “Epistemologia da Ciência” e “Ciência e Espiritualidade”. Facilita também o seminário “Para Viver um Grande Amor”, uma reflexão sobre o relacionamento amoroso entre os seres humanos. É presidente do INSTITUTO NEHON (Núcleo de Estudos de Relação Homem/Natureza) e vice-presidente da UNILUZ (Nazaré Universidade da Luz).

Fabio Brotto

Sócio-Facilitador do Projeto Cooperação. Mestre em Ed. Física (Unicamp). Bacharel em Psicologia e Licenciado em Educação Física. Facilitador credenciado do “Jogo da Transformação” (Innerlinks-EUA e FindHorn Foundation-Escócia). Co-Fundador do Projeto Cooperação. Criador da Pós-Graduação em Jogos Cooperativos, Pedagogia da Cooperação e Desenvolvimento de Equipes Colaborativas. Autor de livros, entre eles: “Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar” e “Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência”.

José Villar

Psicólogo Clínico especialista em Psicoterapia Cognitiva, pelo Instituto de Terapia Cognitiva – ITC/SP, Diretor do Instituto Hispano-Americano de Psicoterapia e Desenvolvimento – IHAPD, membro associado da Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva – ABPC, Vice-presidente da Associação Brasileira do Eneagrama – IEA-Brasil, membro do Instituto Eneagrama Shalom – IESh, professor de Eneagrama do curso de pós-graduação em Psicologia Transpessoal da Associação Luso-brasileira de Transpessoal – ALUBRAT, em Brasília, professor de Eneagrama certificado pelo Formação Eneagrama Shalom – FESh. Atuou como Chefe do Departamento de Ciências do Centro Universitário de Brasília – UniCeub. Possui experiência de 10 anos como Gerente de Relacionamento em empresas de Tecnologia da Informação. Atualmente trabalha como professor e psicólogo clínico com atendimentos individuais, grupos terapêuticos e grupos temáticos utilizando o Eneagrama, tais como: “Eneagrama e TC” , ”Reeducação de Hábitos Alimentares”, “Preparação para a Aposentadoria”, entre outros.

Dalila Lubiana

Educadora, pesquisadora, conferencista, palestrante e instrutora de Ioga. Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Gestão da Educação, em Psicopedagogia, em Formação Holística Transdisciplinar e em Ioga. Graduada em Administração de Empresas. Formada pela metodologia “A Arte de Viver a Vida” com o professor Dr. Pierre Weil, acompanhando-o por mais de 10 anos. Realiza Cursos de Psicodrama. Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas. Mestre em Programação Neurolinguística. Implantou a unidade da Unipaz no Espírito Santo. Ganhadora do Prêmio Cidadania Mundial, em 2000, C. Bahaí. Autora do livro “Liberdade atrás das grades – pedagogia social, política pública e cultura de paz”, Editora Appris.

Marco Bilibio

Psicólogo Clínico, Membro do Conselho Internacional de Terapeutas – CIT, Mestre em Psicologia Clínica e Cultural e Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UnB, Diretor de Meio Ambiente da União Planetária. Representante da International Ecopsychology Society no Brasil e criador do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia.

Dina Cardoso

É Bacharel em Direito e especialista em Futuros e Novas Economias. Coautora do livro Novas Economias Viabilizando Futuros Desejáveis, finalista do prêmio Jabuti 2020. Cofundadora e facilitadora da Fluxonomia 4D, método criado pela futurista Lala Deheinzelin, com quem trabalha e estuda desde 2010. Também atua como produtora de eventos e DJ.

Regina Fittipaldi

Regina Fittipaldi é Arquiteta e Urbanista – Universidade de Brasília; Trabalha na FITTIPALDI ARQUITETURA LTDA Brasília – DF desde 1978 (www.fittipaldi.arq.br); Pós Graduada em Gestão Ambiental em Cidades; Pró Reitora de Meio Ambiente da UNIPAZ-Campus DF; Especialização em Ecovilas – assentamentos humanos sustentáveis; Produtora e Apresentadora do Programa de Rádio “Ecos da Natureza” FM-89,9 MHZ; Educadora de Workshops sobre Cultura de Paz e Seminários com abordagem em Ecologia Profunda e Transdisciplinaridade; Coordenadora Editorial e Âncora dos Programas de TV “Ética e Sustentabilidade” e “Terra, meu amor!” TV Supren – União Planetária; Conselheira do Conselho de Meio Ambiente – CONAM do Governo do Distrito Federal – GDF; Conselheira do Conselho de Recursos Hídricos – CRH – GDF; Conselheira do Comitê de Bacia do Paranoá – CBHP; Membro do CIRAT; Membro do Aliança Cerrado; Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas; Autora de livros de literatura infantil; Autora de peças de teatro infantil e musicais; Poetiza premiada em concursos literários no Brasil e América do Sul; Mãe de Adriana e Eduardo; Avó de Isabela, Gabriel e Kael.

Roberto Crema

Psicólogo, Antropólogo e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Paris. Criador do enfoque da Síntese Transacional – uma Ecologia do Ser, na perspectiva de uma quinta força em terapia. Coordenador geral do I Congresso Holístico Internacional (1987), que impulsionou a criação da UNIPAZ. Introdutor, no Brasil, da Formação Holística de Base (1989) e do Colégio Internacional dos Terapeutas (1992). Membro honorário da Associação Luso Brasileira de Transpessoal – ALUBRAT, Fellowship da Findhorn Foundation (Escócia). Reitor da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ. Autor e coautor de 30 livros. Pai, avô, poeta, buscador da Utopia realizável da Paz.

Kaká Werá

Índio de origem tapuia, foi adotado e adotou a cultura guarani como fundamento do seu viver. É escritor, educador, psicoterapeuta, empreendedor social e ambientalista. Fundador do Instituto Arapoty, é reconhecido e premiado por sua ação com diversas comunidades do sudeste do Brasil. É parceiro da UNIPAZ e coordena a Cátedra Indígena da Universidade. Especialista em difusão de valores sagrados e da medicina da cultura indígena no Brasil e no exterior por meio de palestras, livros, vivências e participação em palestras e seminários desde 1992. É professor da cultura de paz e valores humanos desde 1997 pela Fundação Peirópolis e pela UNIPAZ. Realiza palestras e aulas inaugurais em diversas faculdades e universidades do Brasil e do exterior. Teve a honra de participar de seminários de aprendizado com a Sua Santidade Dalai Lama no Brasil, na Índia e na França, estabelecendo a partir daí um elo entre a ancestralidade tibetana e a tupy. Foi convidado por Jean Yves Leloup e Glória Sobrinho a participar do Colégio Internacional dos Terapeutas, que prima pelo resgate da sabedoria dos terapeutas do deserto que compreendem a natureza como fonte divina de cura e harmonia. É autor de vários livros entre eles: “A terra dos mil povos” (Ed. Peirópolis, 1998), “Tupã Tenonde” (Ed. Peirópolis, 2001), “Oré Awé Roirú a Ma” (Ed. Triom, 2002).

Mauro Pozatti

Médico, Psicoterapeuta Transpessoal, Mestre e Doutor em Educação (UFRGS). Especialista em Análise Transacional e Terapia Sistêmica de Família. Professor aposentado da Faculdade de Medicina – UFRGS. Fundador e ex-diretor da UNIPAZ/ Sul. Coordenador do Programa de Estudos Avançados em Psicologia Transpessoal (PEA-PT), Estudos Superiores em Tradições Sapienciais (PETRAS) e do Curso de Formação de Facilitadores em Jornadas de Autoconhecimento (JAC). Autor do livro “Buscando a inteireza do Ser” (Gênese/2007). Mentor e facilitador do Movimento Guerreiros do Coração.

Lúcia Torres

Fundadora e ex-diretora da UNIPAZ/ Sul, coordenadora do Programa de Estudos Avançados em Astrologia e, desde 2010, do curso Limiares e Travessias – Jornadas de mitologia e simbolismo. Terapeuta com formação em Constelações Familiares (IBH/Alemanha) e Florais (Sistema de Cura Florais da Deusa). Artigos publicados na Constelar : “A arte de Frida Kahlo, a força visceral da dor (ed. 114/ dez.2007)” e “Pai, uma espécie em extinção ( ed. 134/ ago.2009)”. Livros publicados: Tendas e Clãs do Sul – jornadas femininas de amor e cura (Dacasa / 2004), O Ser e o Todo (Gênese / 2006), Além das constelações – herança, memória e transpessoalidade em astrologia (Gênese / 2012), organizadora e co-autora na coletânea Astrologia no paralelo 30 sul (Gênese / 2014). Mentora e facilitadora dos Círculos Femininos Tendas e Clãs do Sul.

Márcia Bandeira

Marcia Bandeira é certificada do Método I.am.I de Pintura Espontânea, Especialista em Psicologia Transpessoal, Especialista em Artes Plásticas, Especialista em Design Gráfico, Artista Plástica e Designer Gráfica. Tem aprofundado suas pesquisas nos caminhos dos sonhos (vide o site eusonhadora.com) e da Pintura espontânea (vide o site espontaneamente.com)

Tasso Scaff

Está envolvido com o desenvolvimento da Unipaz, desde sua fundação em 1987. Essa relação se estreitou a partir de 2003 quando, a pedido de Pierre Weil, assumiu a Coordenadoria de Relações Institucionais da Unipaz/ DF. Realizou uma extensa pesquisa sobre o Modelo e a Abordagem Transdisciplinar e, a partir de 2007 vem realizando estudos minuciosos sobre as Tradições do Saber. Assumiu a Coordenadoria de Tradições da Unipaz/DF em 2009 e foi eleito pelo Conselho Deliberativo da Fundação Cidade da Paz no mesmo ano. É terapeuta social do CIT desde 2004. Embora tenha formação em Economia, é profissional de Marketing desde 1978. Atuou nas áreas de Pesquisa de Mercado, tanto qualitativas, quanto quantitativas, Alocação e Avaliação de Pontos de Venda, Construção de Metas e Vendas, Planejamento de Campanhas Publicitárias, Marketing Direto, Sistemas de Informação de Marketing, Database Marketing, CRM, Planejamento de Marketing e Planejamento Estratégico. Em 1994 fundou sua própria agência de Marketing, a Sunset Comunicação, vendida ao Grupo ABC em 2007. Em 2009 fundou a Ricca RI, empresa voltada para a Comunicação Cooperativa e Relações com Investidores, onde atua até hoje.

Ruth Scaff

Mãe, Avó, Co-agricultora do CSA, Aprendiz de Agrofloresta Sintrópica, Vida Coletiva/Comunitária, Envelhecimento, dentre outros Aplicativos para Viver a Transição Individual, Social e Planetária), – Terapeuta Psico-física, Educadora e Pesquisadora e Profissional em Medicina da Saúde, Nutrição e Cuidado Integral Regenerativos. – Co-fundadora da UNIPAZ – Professora e Pesquisadora da UnB, graduada e pós graduada em Estudos Culturais em Comunicação Social (Cultural Studies). – Educadora/terapeuta psico física do Colégio Internacional dos Terapeutas com formação e atuação nas seguintes áreas: Análise e Síntese Transacional(com Roberto Crema), Core Energetic (com John Pierrakos), Bioenergética, Biodança (com Rolando Toro), Yoga, Florais de Bach, Aromaterapia, Alimentação Sustentável e Funcional. – Mentora e Facilitadora de Programas e Processos Criativos, Participativos/Vida Coletiva. – Especialista em Fluxonomia – Mentora e Coordenadora de programas de educação para uma cultura de paz para crianças, adolescentes e jovens.

José Carvalho

Psicólogo, educador ambiental e educador para a paz. Mestre em Administração. Graduado em Psicologia e em Engenharia Elétrica. Formação em Psicodrama Pedagógico. Fundador e diretor do Centro de Ecologia Integral – CEI/MG e da Revista Ecologia Integral. Fundador e membro da Diretoria Colegiada da Associação Unipaz/MG. Coordenador de cursos da FHB/ UNIPAZ.

Ana Ribeiro

Jornalista, relações públicas, psicodramatista, educadora ambiental e educadora para a paz. Mestre em Administração. Graduada em Comunicação Social. Especialização em Psicodrama Socioeducacional. Fundadora e diretora do Centro de Ecologia Integral – CEI/MG. Editora da Revista Ecologia Integral. Fundadora e membro da Diretoria Colegiada da Associação UNIPAZ/MG. Coordenadora de cursos FHB/UNIPAZ.

Celia Burgos

Graduada em Medicina pela Universidade de Brasília; Especializada nas áreas de Clínica Médica, Reumatologia, Homeopatia e Acupuntura. Formação em Psicologia na área de Análise e Síntese Transacional pela Unipaz e em Ciência de Cura na Barbara Brennan School of Healing – EUA. Terapeuta floral, com formação em diferentes sistemas nacionais e internacionais. Certificada em Terapia Sistêmica Fenomenológica segundo Bert Hellinger, Constelação Familiar por Lorenz Wiest, Joaquim Vieregge, Ingala Robi e Ursula Franke. Formação com Roger Woolger no Processo de Memória Profunda. Médica em Consultório particular. Facilitadora de grupos de Cura e Transformação, Cura das Atitudes e Constelação Familiar.

Nelma da Silva

Educadora, Coach de Transição, Consultora em Implantação de Projetos com Foco na Cultura da Paz. Especialista em dinâmica organizacional, desenvolvimento de lideranças e em transdisciplinaridade.

Cláudio Capparelli

Graduado em Ciências Navais (MD/MB) e em Administração de Empresas (FCCAE – RJ),pós-graduado em Física Nuclear (CNEN). Cofundador, em 1978, do Instituto AMON de Parapsicologia de Petrópolis, RJ, como pesquisador, e, a partir desta atividade especializou-se nas técnicas de Regressão de Memória / Vivências Passadas e “Past Life Therapy”. Desde 1994 dedica-se ao estudo e prática do Xamanismo, bem como à formação e acompanhamento de grupos de homens no “Clã Lobos do Cerrado”, trabalho pioneiro em Brasília na “redefinição do masculino”. Para tanto filiou-se e participou de atividades em organizações internacionais afins, como “Wolf Clan” (Índios Seneca, EUA), “The New Warriors” (EUA), “The Mankind Project” (EUA), além de trabalhos com os pioneiros nos estudos do homem contemporâneo, como Robert Bly (“Iron John”, EUA), Bill Kauth (“A Circle of Men”, EUA) e na Comunidade Findhorn, Escócia. Participou do I Congresso Holístico Internacional, em 1987, e desde a criação da Fundação Cidade da Paz, vem participando de diversas atividades e cursos de formação da UNIPAZ, tendo ocupado uma cadeira no Conselho Deliberativo da Fundação até 2006, ano em que se mudou de Brasília.

Ricardo Monteiro

Nascido em Belém do Pará, No ano de 1970,Casado, tem dois filhos Médico formado na UnB em 1995 Especializado em Cirurgia Geral e Urologia pela UnB em 2000 Integrante do Clã dos Lobos do Cerrado Discípulo de Cláudio Capparelli Focalizador do Seminário Ritos de Passagem, com Andréia Boni nas últimas duas turmas da FHBJ OBS: A ordem de inclusão deverá ser feita de acordo com o quadro abaixo primeiramente a Ruth, Seminario de Fundamentos de Transdisciplinaridade e depois o Cláudio, no Seminário Xamanismo Aberto

Tereza Coimbra

É psicóloga – com especialização em psicologia Junguiana, Terapia Iniciática, Mestre em Educação, Artista Plástica Autodidata – seus trabalhos apresentam imagens oníricas e símbolos criados a partir dos seus sonhos. Ministra palestras e seminários nas áreas de Mitologia, Sonhos, Psicologia Junguiana e Terapia lniciática no Brasil, no Equador e nos Estados Unidos. Pertence à Fundação Joseph Campbell e participa dos seus encontros anuais em Esalen, Califórnia desde 1998. Trabalha na área clínica em seu consultório particular desde 1986.

Aymara Penna

Advogada, Parapsicóloga, Terapeuta Facilitadora das Artes de Viver a Vida ( AVIVIDA ) e de Viver a Passagem, de autoria de Pierre Weil; Cursou teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina; é membro do Colegiado Geral das Unidades Unipaz; membro do Conselho Deliberativo da Fundação Cidade da Paz; e Vice presidente da Unipaz SC; esposa, mãe e avó.

Mônica Villar

Graduada em Tecnologia da Informação pela Universidade de Brasília, Pós-graduada em Seguros pela PUC-Rio de Janeiro, Especialista em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso-Brasileira de Transpessoal – Alubrat/SP, Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Formada em Emotional Freedom Techniques – EFT Tapping pelo Centro Gary Craig de Treinamento do EFT Oficial no Brasil, membro profissional da Associação Brasileira de Eneagrama – IEA/Brasil e professora de Eneagrama credenciada pelo Instituto Eneagrama Shalom. Possui experiência de 34 anos em ambiente corporativo, onde atua como facilitadora em gestão de pessoas, desenvolvimento de equipes e liderança. Conheceu o Eneagrama em 2012, por meio do Pe. Domingos Cunha, e o vivencia desde então, para alavancar seu processo de autoconhecimento e transformação pessoal e para compartilha-lo como sabedoria que possibilita a expansão do que significa ser humano, ministrando cursos para grupos abertos e fechados, micro e pequenas empresas, instituições religiosas e organizações.