Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Formação Holística de Base para Jovens

13/ 01/ 2018

O Programa da Formação Holística de Base para Jovens da Universidade Internacional da Paz realiza formações complementares à educação convencional. Proporciona aos jovens de 14 à 18 anos a possibilidade de resgatar a inteireza original e inerente ao ser humano, bem como sua condição de sujeitos e autores capazes de intervir no curso de sua própria história. Por meio de encontros de imersão em seminários vivenciais,  a Formação acolhe temas fundamentais ligados à filosofia, arte, ciência e tradições de sabedoria. Nossa caminhada é composta de 16 encontros temáticos, sendo um final de semana por mês, durante os quais serão desenvolvidos diversos temas e oficinas relacionadas à construção de um novo paradigma. A Formação é concluída em um último encontro não temático, chamado de “colheita”.

 

Objetivos da FHBj

  1. Oferecer aos aprendizes vivências, conceitos e práticas que, atualmente, encontram-se ausentes do ensino formal, mas que são fundamentais para a formação de seres humanos éticos e conscientes do seu lugar e papel no mundo.
  2. Ser um espaço de vivência do novo Paradigma Transdisciplinar Holístico;
  3. Ser um espaço de livre expressão e escuta para os jovens;
  4. Fornecer aos jovens informações e vivências que lhes permitam conhecer melhor a si mesmos, às outras pessoas, à sociedade em que vivemos e à natureza;
  5. Respeitar o sentido de liberdade e autonomia, visando atingir uma consciência responsável;
  6. Despertar nos jovens um sentido de pertencimento tanto à família nuclear quanto à Planetária;
  7. Sensibilizá-los para a importância da confiança e da cooperação como elementos fundamentais para a construção de uma Cultura de Paz;
  8. Educar os seres humanos para que sejam íntegros, integrais e integrados.

FORMAÇÃO HOLÍSTICA DE BASE PARA JOVENS:

“Como afirma a sabedoria chinesa, crise significa perigo e oportunidade. Para os despreparados, representa estresse e colapso. Para os bem centrados, significa um trampolim para o aprendizado e a evolução. Se não podemos evitar a demolição já em curso, sempre podemos nos preparar para a tarefa de reconstrução, inspirando-nos no lótus, que brota do lodo e o transforma em flor. Transmutar os escombros de nossas torres de Babel do suposto-poder, em pedras de suporte para a edificação de um novo viver, mais integrado, solidário e digno, eis um portentoso desafio do novo milênio. Diante destes cenários, onde antigas profecias convergem com sóbrios discursos científicos, é imprescindível cuidar de nossos jovens, os Navegantes de um Renovado Mundo, a ser desvelado e edificado. (…)

Cuidar de nossos jovens é, antes de tudo, abrir a nossa escuta para os seus desejos, os seus sonhos, os seus temores, os seus arrepios, os seus amores. Ser capaz do diálogo aberto e franco. Como afirmam todos os bons terapeutas, pelas palavras do Dalai-Lama, não se pode dissipar as trevas da ignorância enquanto não se acender a chama da escuta.

Cuidar de nossos jovens é conspirar por uma nova educação que, além de um rudimentar adestramento intelectual, possa colocar a alma e a consciência na sala de aula. Necessitamos, prementemente, de uma alfabetização psíquica, através de um currículo que inclua a subjetividade e facilite o desenvolvimento das inteligências emocional, onírica, ética, noética, relacional e essencial. Como conclama a própria Unesco, através de recentes e paradigmáticos documentos, urge desenvolver a abordagem transdisciplinar em educação, através de seus quatro pilares: educar para conhecer, educar para fazer, educar para conviver e educar para Ser. Necessitamos, portanto, de uma pedagogia iniciática que, através de uma via interior, facilite que o Aprendiz possa inclinar o coração para aprender a aprender, esclarecendo e nutrindo suas sementes vocacionais, para que possa fazer render os seus naturais e autênticos talentos. Somente os vocacionados estarão preparados para os tremendos desafios deste século, cujas caudalosas águas já navegamos!  É com esta visão integral que desenvolvemos, na Unipaz de Brasília, a Formação Holística de Jovens e a Formação de Jovens Líderes.  (…) ”

Roberto Crema, reitor da Universidade Internacional da Paz

Metodologia

A metodologia da UNIPAZ é inspirada na abordagem transdisciplinar, recomendada pela Declaração de Veneza da UNESCO (1986). Por meio da Holologia (teoria e experimentação) e da Holopraxis (vivências) proporciona uma educação para a paz, favorecendo a formação de líderes de uma nova consciência, capazes de uma visão global e ação local.

Nos encontros serão abordados diversos temas relacionados à vivência e prática do Paradigma Holístico, com o propósito de introduzir aos jovens a teoria e prática fundamental da UNIPAZ por meio de seminários, que estão equilibrados entre temas relacionados à Arte, Filosofia, Ciência e Tradição, contemplando, também, as 3 ecologias – Individual, Social e Planetária.

Os conteúdos abordados trabalharão, da mesma forma, os 4 Pilares de uma Educação para o Século XXI, propostos pela UNESCO, que consistem em: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Pretende-se que tais objetivos sejam atendidos por meio da troca de experiências dos jovens entre si e com e a equipe, composta de coordenadores de programa, focalizadores, facilitadores, monitores e estagiários de focalização e, ainda, por meio da integração dos conteúdos apresentados simultaneamente à realização de atividades e vivências individuais e grupais. Desta forma será estimulada a convivência e o trabalho em grupo, a execução de tarefas simples e necessárias ao cotidiano, além de atividades artísticas e lúdicas.

O último encontro será destinado à preparação dos jovens para a apresentação da Colheita, momento em que pais e amigos estarão presentes no Campus DF da UNIPAZ onde foram desenvolvidos os encontros da turma, para assistir a Obra Prima do grupo que consistirá numa síntese de toda caminhada percorrida até este momento, dentro da FHBJ. As atividades dos encontros serão desenvolvidas em regime de imersão, das 20:00 de sexta-feira, até às 15:00 de domingo.

 

Teia Curricular

SemináriosFacilitadoresOficinas
Novos tempos, novos padrões Karla Neves Arte em bambu
Jogos Cooperativos Roberto Martini Música e criatividade
Rastreando as raízes da paz Jonh Stokes Bastão da fala
A arte de viver em paz Lydia RebouçasEco-alimentação
Alquimia do conhecimento Taunay Daniel Corpo
Permacultura Claudio Jacintho Compostagem
Tempo é Arte Vinicius JibhajanDançaterapia
Sonhos, danças e arrepios Roberto Crema Danças e experimentos corporais
O absurdo e a graça de sermos um corpo Nayla Reis Palhaçaria
A arte de viver a plenitude / o conflitoLydia Rebouças TRE
Amor, barato e criatividade Marcelo Kapish e Leena AnjiniAquarela
Terra, meu amor Regina Fittipaldi Sincronário da Paz
Sincronizando o tempo natural Isabela Crema e Luiz Carlos Pontual Jardim Agroflorestal
Política, cidadania e protagonismoTasso Scaff Kempô Indiano
Xamanismo Adriana FittipaldiO casamento do sol e da lua
Ritos de Passagem Kaká Werá Jecupé Ritos de Passagem

Galeria de Fotos

Formulário de Pré-Inscrição

Compartilhe:
Share

Detalhes

Data:
13/ 01/ 2018
Evento Categorias:
,
Evento Tags:

Organizador

Isabela Crema
E-mail:
fhb_jovens@unipazdf.org.br

Outro

Duração do curso:
a incluir
Horário:
a incluir
Refeições:
a incluir
Hospedagem:
a incluir
Investimento:
a incluir

Local

Unipaz DF
SMPW Qd 08, Conj. 02, Ãrea Especial Granja do Ipê
Brasíia, DF 71740802 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(61) 3380-2069 e (61) 99818-2860 (Vivo)
Website:
www.unipazdf.org.br
Compartilhe:
Share
Share
CLOSE
CLOSE