Carregando Eventos

« Todos Eventos

Formação em Deep Memory Process

29/03 - 3/04

O Deep Memory Process é uma síntese brilhante, feita por Roger Woolger, de muitas abordagens psicoterápicas, como trabalho de corpo, psicodrama, a abordagem inicial da neurose traumática por Freud e a imaginação ativa de Jung com tradições espirituais como o budismo tibetano e o xamanismo.

Inicialmente foi visto como um trabalho pioneiro e inovador na área das terapias de regressão.

Com o passar do tempo seu potencial foi se abrindo e hoje é muito usado para tratar casos de violência contra a mulher e contra a criança assim como inúmeros casos de abuso sexual.

Após a publicação do Livro Vermelho mostrou ser também uma forma segura e acessível para a prática da Imaginação Ativa proposta por Jung, uma ferramenta pragmática e efetiva para acessar os Mundos Imaginais, como descritos no último livro de Roberto Crema, “O Poder do Encontro”.

O trabalho de imaginação ou com o imaginal é a última fronteira da psicologia contemporânea. Há muitos estilos de imaginação, assim como há muitos estilos de pensamento e escrita.

O que é importante para qualquer vida humana é a habilidade de mover-se entre esses estilos, seja ele o estilo científico, poético, religioso, filosófico ou psicológico, de acordo com seus desejos e intenções e de acordo com o mundo que se apresenta para nós.

Mas só há um mundo suficientemente grande para conter todos esses outros: o mundo que Henry Corbin chamou de Imaginação Criativa ou, como diria James Hillman, o mundo das ficções que curam.

O Deep Memory Process é uma das portas de entrada para esse mundo.

Download do flyer do evento

 

O que é o Deep Memory Process de Roger Woolger

Roger Woolger com Marco André

O Deep Memory Process (Processo de Memória Profunda), tal como praticado e transmitido por Roger Woolger, resulta da síntese de seus estudos e vivências em psicanálise, tradições xamânicas e espirituais. Consiste em um intenso reexperenciar de cenas de “vivências passadas”, de forma consciente e no corpo, liberação emocional, profunda percepção de energias sutis, jornadas a espaços intermediários além da morte, contatos com níveis espirituais arquetípicos e com manifestações mais elevadas do self transpessoal.

Enquanto muitas terapias baseiam-se principalmente no nível mental, o Deep Memory Process realiza uma síntese eficiente de Freud, Jung, Reich, psicodrama, e tradições xamânicas, transformando simultaneamente corpo, mente, emoções e espírito.

O Deep Memory Process pode tratar de vários sintomas mentais, emocionais e físicos.

Ajuda a dissolver dores, tensões e padrões crônicos, penetrando no cerne dos bloqueios emocionais e transformando crenças limitadoras. Entramos pela porta da imaginação e encorajamos o corpo a contar uma história. Esta história é resolvida através do psicodrama, da liberação emocional e do acesso a uma consciência elevada. Depois integramos a nova conscientização alcançada à sua vida atual.

O Deep Memory Process também explora formas de contribuir com o crescimento da consciência social no mundo.

As questões inacabadas que podem ser tratadas pelo DMP incluem: Ansiedade e fobias, estresse, depressão, trauma, sentimentos bloqueados, traumas de infância, problemas de assertividade, vícios, fases de transição (divórcio, solidão, paternidade, maternidade, perda, morte, envelhecimento etc.),  questões femininas/masculinas (comunicação, intimidade etc.), sensação de falta de sentido e crescimento espiritual.

O potencial curativo e transformador específico do Deep Memory Process deriva, em grande parte, do método de trabalho terapêutico direcionado para 3 metas principais, que convergem e se integram ao final de um pequeno número de sessões:

1. Penetrar no âmago dos bloqueios emocionais

2. Transformar crenças limitantes

3. Dissolver dores, tensões e padrões compulsivos

O Programa de Formação

A formação é oferecida para psicólogos, médicos, terapeutas, estudantes e áreas afins.

Durante o treinamento, o aluno deverá cumprir os seguintes requisitos:

– Os módulos do treinamento são em sistema residencial intensivo, de 5 dias cada.

– Um mínimo de 10 sessões de 2 horas de prática individual de DMP, feitas entre os alunos no treinamento. Essas trocas devem ser feita ao longo do treinamento e não são consideradas sessões de supervisão.

-Um mínimo de 6 horas de participação em sessões específicas para supervisão de casos profissionais.

-Para o certificado final é pedida uma apresentação oral de caso do atendimento de um cliente com o qual se usou o DMP.

-Leitura da bibliografia indicada como necessária durante o curso.

Esses são os requisitos mínimos essenciais para a formação, em função da quantidade de tempo e prática necessários para aprender e fixar as competências terapêuticas básicas da DMP.

Os Módulos

Módulo 1: Os Fundamentos do Deep Memory Process

Princípios fundamentais da regressão: o imaginário como mundo interior; os complexos e as figuras interiores; as viagens interiores na psicanálise e no xamanismo; induções verbais. O papel do transe e da hipnose. Regressão aos ancestrais; padrões e segredos familiares; diálogo, liberação e transformação.

Módulo 2: O Bardo e o Arquétipo da Morte e Renascimento

Guiar as histórias de vivências passadas como psicodramas; identificar-se com o personagem; movendo a trama no tempo; como dramatizar com o corpo; bloqueios e catarse; como evocar os sentimentos. Transição e os traumas da morte; vivências entre as vidas ou estados de bardo; espíritos e guias; carma; figuras ancestrais; questões inacabadas com pessoas na terra; revisão da vida; reconciliação e perdão; integração de fragmentos da alma; meditação e uso de espíritos guias; animais de poder e chakras.

Módulo 3: O Corpo no Deep Memory Process

Imagem corporal ou postural; dores; problemas orgânicos; observando sinais do corpo e movimentos de energia e feridas no corpo etérico. Repetição crônica de padrões na morte; energia congelada (questões inacabadas nos níveis físico, emocional e mental); o corpo conta sua história (metáforas corporais); os três níveis do corpo sutil: etérico, emocional e mental; padrões de auto limitação mental e culpa.

Módulo 4: Trauma, Dissociação e Integração

Regressão à infância; trabalhando no “agora” da história; trabalho inacabado da crianca interior com os pais etc; o uso de diálogos na resolução de conflitos. Liberação do trauma e catarse na vida atual e na vivência passada; entrando em contato com os sentimentos reprimidos; estados dissociativos; trabalho com respiração; resistência (padrões de negação e de fechamento crônico); reações de choque à dor, à tortura e ao horror.

Módulo 5: Sombra

Nossa experiência nos mostrou o quão curador e transformador é um mergulho nos aspectos “negativos” da alma, negativos sempre a partir de um julgamento moralizador do ego e do super-ego. Trabalhar a Sombra nos faz recuperar a energia presa na divisão e na repressão necessária para afastar de nós esses aspectos indesejados. Trata-se de um trabalho forte e feito, como sempre, num ambiente de compaixão e amorosidade.

Módulo 6: Ancestrais

Neste workshop apresentamos métodos simples e seguros para liberar ancestrais. Os princípios e as abordagens criadas por Roger originaram-se em idéias junguianas, budistas e européias a respeito das entidades espirituais e diferem em muitos aspectos das formas espiritualistas do trabalho com obsessores. Visa desmistificar superstições que geram confusão a respeito de “possessão”, o demoníaco e o “mau”, mostrando como todas as entidades chamadas “escuras” assim como as entidades vingativas respondem a um tratamento amoroso e compassivo.

Informações e inscrições

Maria Rosário Perillo Daher

(62) 3921-2500 / (62) 9975-5370

mrpdaher@hotmail.com

Formulário de Inscrição em Deep Memory

Detalhes

Início:
29/03
Final:
3/04
Evento Categoria:
Website:
http://www.dmpbrasil.com

Outro

Duração do curso:
29 de março a 03 de abril
Horário:
a inserir
Refeições:
a inserir
Hospedagem:
a inserir
Investimento:
a inserir
CLOSE
CLOSE

Pin It on Pinterest