PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA TRANSPESSOAL da ALUBRAT
VENHA CONHECER O CURSO!
v

ABORDAGEM INTEGRATIVA TRANSPESSOAL 

Se você busca…

  • Tornar-se um profissional atuante que valoriza a dimensão superior da mente humana;
  • Promover o autoconhecimento e o autodesenvolvimento no âmbito pessoal e profissional;
  • Utilizar a criatividade, a espontaneidade e a intuição;
  • Atuar em processos de transformação, com competências aplicadas à clínica, educação ou nas organizações; e
  • Favorecer a aprendizagem, a comunicação e o relacionamento interpessoal no seu trabalho…

Este curso é para você!


 

SOBRE A ALUBRAT

A Associação Luso-Brasileira de Transpessoal (ALUBRAT) foi pré-concebida em 1978 pelos psicólogos Vera Saldanha e Luiz Carlos Garcia durante o III Congresso Mundial de Transpessoal promovido pelos professores Pierre Weil e Léo Mattos, em Belo Horizonte.

A partir da década de 80, foram iniciados grupos de estudos em Psicologia Transpessoal no Brasil e em Portugal, movidos pelo anseio de um saber mais amplo a respeito da compreensão dos alcances da Psicologia e Psicoterapia Transpessoal. Daí surgiu a necessidade de oficializar a criação de uma associação que representasse esses profissionais, que resultou na fundação da ALUBRAT em 21 de outubro de 1995.

Em seu Estatuto, a ALUBRAT apresenta seu principal objetivo:

2º. A Associação objetiva congregar profissionais da área da saúde, educação, ciências, cultura e artes que compartilham a orientação Transpessoal utilizando métodos específicos e observações em suas áreas de interesse. Os associados se movimentam em direção ao reconhecimento da unidade fundamental subjacente aos seres e objetos separados, procurando utilizar esta nova compreensão nos seus respectivos campos. A ALUBRAT apoia os esforços para unir a separação existente no presente entre várias disciplinas e formular uma imagem compreensiva e integrada da natureza humana.

A ALUBRAT é uma Instituição que promove a Transpessoal no Brasil por meio de cursos, palestras, workshops e congressos, além de ser a pioneira em programa de Pós Graduação Lato Sensu em Transpessoal no Brasil. Foi fundada em 21 de Outubro de 1995 por Pierre Weil e Vera Saldanha, no Brasil e Mário Simões em Portugal e nesses 20 anos já teve mais de 2.000 alunos.

Destaca-se no cenário nacional pelos cursos de excelência que promove, bem como por congregar diferentes grupos transpessoais em eventos de destaque internacional.

Tem como missão “Promover e ancorar a integração e expressão da espiritualidade como uma dimensão necessária à construção e ampliação do saudável no indivíduo e na sociedade”. Para tal, a ALUBRAT atua por meio de ensino, da pesquisa, da assistência a comunidade através de atendimentos, cursos, palestras e eventos criando, assim, oportunidades para a ampliação da consciência no encontro entre a ciência, arte, filosofia, espiritualidade e a Psicologia Transpessoal.

Sua visão é tornar-se o catalisador e apoiador do desenvolvimento do “Ser Humano” pleno, integrado em seus aspectos: na razão, na emoção, na intuição e na sensação. Sendo assim, consciente e atuante em sua dimensão transcendente, espiritual e positiva na promoção de uma sociedade mais saudável e amorosa. E tem como valores a Inteireza, a Inclusividade e a Plenitude.

A ALUBRAT é a primeira entidade a oferecer cursos de pós-graduação Lato Sensu em Psicologia Transpessoal no Brasil. A Dr.ª Vera Peceguini Saldanha, presidente da ALUBRAT, ministra cursos no tema Transpessoal desde 1985 e sua experiência clínica e pedagógica levou-a a desenvolver uma organização sistematizada dos conceitos teóricos e aplicação prática da Psicologia Transpessoal na educação, em clínica e nas organizações, a partir de sua tese de doutorado pela UNICAMP, em 2006. Como resultado dessa pesquisa da tese do doutorado, foi criada a Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT), que está contemplada plenamente e é utilizada na didática da formação de pós-graduação em Psicologia Transpessoal.

A pós-graduação com a pedagogia da ALUBRAT formou mais de 20 turmas, considerando as realizações nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Florianópolis/SC, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, São Paulo/SP e Teresina/PI.

Desde 1997, a ALUBRAT promove o Congresso Internacional Transpessoal bianualmente no Brasil e em Portugal, e promove também encontros, simpósios regionais, participa de livros com artigos, promove formações de curta duração e participa de programas de voluntariado. Em 2015 o congresso ocorreu em Salvador/BA e em 2017 na cidade de Tomar, em Portugal. Saiba mais sobre o congresso de Tomar, pelo link http://alubrat2017cong.pt/.

SOBRE A FORMAÇÃO

A pós-graduação lato sensu – Especialização em Psicologia Transpessoal: Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT) contribui para o alcance das necessidades e objetivos da sociedade atuais, bem como para a valorização da vida humana de forma plena e saudável, como uma condição possível de ser alcançada por todos os seres humanos.

A Psicologia Transpessoal é uma abordagem em psicologia, oficializada em 1967, por Abraham Maslow quando presidente da American Psychological Association em reunião com Stanislav Grof, Viktor Frankl, Anthony Sutich e James Fadiman.

Por sua natureza Transdisciplinar, a Psicologia Transpessoal integra aspectos de várias outras áreas do conhecimento em sua visão antropológica, reconhecendo uma dimensão superior da consciência.

Evidencia a emergência de valores positivos, crenças e atitudes humanas.

Esse enfoque psicológico sinaliza a necessidade da contextualização dos distintos níveis de percepção da consciência na busca de qualidade de vida, otimização da aprendizagem e desenvolvimento de relações sociais mais saudáveis.

O desenvolvimento, a organização e a sistematização do curso tem como base uma didática transpessoal, cujos aspectos teóricos são apresentados no livro intitulado Didática Transpessoal de autoria de Vera Peceguini Saldanha e objeto de estudo de sua tese de doutoramento na UNICAMP/SP.

O conteúdo programático está em consonância com os cursos em Psicologia Transpessoal ministrados na Europa e Estados Unidos.

Observamos que essa área da psicologia tem adquirido gradativa importância em nosso país, com um aumento no volume de profissionais que buscam utilizar uma orientação transpessoal em seu trabalho.

A ALUBRAT-Brasil (alubrat.org.br) ciente deste momento emergente, assim como da necessidade de uma boa qualificação de profissionais dessa área, propõe este curso de Psicologia Transpessoal como pós-graduação lato sensu com especialização na Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT).

Esta formação proporciona a aprendizagem teórica e experiencial dos pressupostos fundamentais, visto que utiliza uma sistematização que apresenta aspectos estruturais e dinâmicos, articulados à aplicação de procedimentos técnicos definidos no método.

CONCEPÇÃO METODOLÓGICA DO CURSO

Interdisciplinaridade A coordenação do Curso buscará a articulação dentro dos módulos e entre os mesmos, através da integração dos docentes. Isto será possível mediante: i) reuniões parciais com os docentes; ii) solicitação dos planos de ensino com a antecedência necessária de modo que sejam compatibilizados com os parceiros de conteúdo (docentes do mesmo módulo e afins) e, iii) acompanhamento pontual de cada tópico desenvolvido.

Artigo Científico Pela própria concepção do curso, é proposta um Artigo Científico como avaliação final, que constitui o instrumento que favorece o enfoque desejado. Sua elaboração exige definição e solução de problemas científicos contemporâneos que são extraídos da prática; integração dos diversos saberes adquiridos nas disciplinas; trabalho conjunto de profissionais de diferentes áreas; aquisição de métodos científicos de pesquisa; apropriação de técnicas modernas de obtenção rápida de informação; e tomada de consciência mediante os diversos e complexos problemas que afetam a comunidade, entre outros.

Corpo Docente Foram previstos professores atuantes na prática profissional de sua graduação, com especializações diferentes e de vários segmentos da sociedade, com titulações de Especialista, Mestre ou Doutor.

Simpósio Científico Consiste do último módulo do curso, com a apresentação e discussão coletiva dos Artigos Científicos elaborados como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Será convocada uma banca examinadora integrada por profissionais da área e vinculados ao curso, que contribuirão com sua experiência acadêmica e investigativa na formação dos futuros especialistas. Esta atividade tem o propósito de desenvolver habilidades relacionadas com a discussão de problemas científicos e favorecerá a articulação e socialização do saber produzido.

DISCIPLINAS DO CURSO

Módulos Básicos Apresentação do conteúdo teórico, estrutural, dinâmico, recursos e técnicas em Psicologia Transpessoal por meio de 11 (onze) módulos. Os conteúdos programáticos desses módulos são fixos e estão estabelecidos como eixo norteador desta Especialização, independente da região ou local da formação.

Módulos Complementares É a composição de módulos em Metodologia e Didática do Ensino Superior, bem como de temas relacionados à Psicologia Transpessoal. Serão realizados por meio de 10 (dez) módulos.

Estágio Curricular Supervisionado Consiste em supervisões subdividindo os alunos em grupos em que ocorre treinamento de um dos exercícios realizados nos módulos básicos e o processamento dos mesmos. Há também orientações necessárias ao desempenho das atividades didáticas, monográficas e teóricas complementares, como organização de manuais de pesquisas e de aplicação pessoal e profissional. Será realizado ao longo do curso.

Simpósio Científico Seminário de apresentação da Obra Prima – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que consiste do XXI módulo do curso.

Atividades Não Presenciais Consistem das seguintes atividades que ocorrerão ao longo do curso:  

  • Trabalho de Pesquisa (85 h) – consiste de um trabalho acadêmico, que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico relacionado à Psicologia Transpessoal e que resulta no Artigo Científico.
  • Seminários de Pesquisa (42 h) – são estudos realizados ao longo do curso, e visam o aprofundamento de temas da Psicologia Transpessoal. Os grupos de alunos escolhem os temas e apresentam os Seminários de Pesquisas I e II.
  • Manual Pessoal e Memorial (60 h): consiste na organização dos exercícios pessoais produzidos ao longo do curso. Esse material permanece com o próprio aluno e é instrumento de referência para a elaboração do Memorial, que, por sua vez, consiste de relatos pessoais descritos ao longo do curso e que descreve e avalia a trajetória do aluno desde o início até o final do curso.
SOBRE O CURSO

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu para Especialização em Psicologia Transpessoal, Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT). Público Alvo Psicólogos, médicos, enfermeiros, educadores, assistentes sociais, administradores e demais profissionais ligados às áreas de saúde, educação e das organizações.

Período e dias do Curso O curso é composto por 21 encontros e finaliza com a apresentação do TCC. O curso ocorre mensalmente, numa sexta-feira e sábado, das 9h00 às 18h30.

Carga Horária Total de 550 horas subdivididas em:  

  • 363 horas de conteúdo em 21 módulos presenciais distribuído nas seguintes atividades: 256 horas compostos pelos módulos básicos e complementares e pelo simpósio cientifico e 80 horas de estágio curricular supervisionado e
  • 187 horas em conteúdo não presencial distribuído nas seguintes atividades: 64 horas para preparação e elaboração de 2 (dois) seminários de pesquisa; 60 horas para elaborar Manual Pessoal e Memorial do Aluno; e 90 horas dedicadas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Requisitos para a Inscrição Ficha de inscrição e Carta de Intenção elaborada pelo candidato ao curso, fotocópia do CPF e RG, 1 foto 3×4, fotocópias autenticadas do diploma de graduação e do histórico escolar.

Período e local da seleção A partir de 26 de Novembro de 2018, na UNIPAZ/DF. A seleção dos alunos será realizada pela análise do currículo, Carta de Intenção e entrevista pessoal.

COORDENAÇÃO

Coordenadora Pedagógica Prof.ª Dr.ª Vera Saldanha, psicóloga e doutora em Psicologia Transpessoal (FE/UNICAMP). Autora do livro, dentre outros, Psicologia Transpessoal: Abordagem Integrativa Transpessoal: Um Conhecimento Emergente em Psicologia da Consciência, Ed. Unijuí, 2008. Presidente da Associação Luso-brasileira de Transpessoal (ALUBRAT) com sede no Brasil e Portugal. Ministra cursos e conferências em diversos estados do Brasil e exterior.

Responsável Pedagógica Prof.ª Arlete Silvá Àcciari, psicóloga (USF), doutoranda e mestre em Psicologia Transpessoal (Faculdade de Medicina da UNICAMP) e especialista em Psicologia Transpessoal (ALUBRAT/SESBLU). Experiência profissional na área da educação e psicologia clínica.

Responsável pelo curso em Brasília Naira Tatsu, administradora, especialista em Gestão Análise e Projeto de Sistemas de TI (UFRGS), em Gestão Empresarial e Empreendedora (USP/FIA) e em Psicologia Transpessoal (ALUBRAT/FCE). Possui extensão em Excelência Humana pela Unipaz/DF e em Consultoria Sistêmica e Empresarial pela Infosyon. Experiência profissional em Tecnologia da Informação, em estratégias e processos organizacionais, na ouvidoria e na consultoria da presidência da Caixa Econômica Federal, tendo participado do Comitê de Ética dessa instituição.

CALENDÁRIO TURMA III – PERÍODO 2019/2020

Corpo docente: Corpo docente: Profa. Dra. Vera Saldanha e docentes sob sua supervisão – doutores, mestres e especialistas na Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT) e com experiência em sua aplicação.

(*) Calendário sujeito a alterações

Idealizado por: Vera Saldanha

Presidente da Associação Luso Brasileira de Transpessoal (ALUBRAT); Doutora em Psicologia Transpessoal; Autora dos livros A Psicoterapia Transpessoal; Psicologia Transpessoal: Um Conhecimento Emergente de Consciência e coautora de diversas obras; Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas. Especialista em Educação e Clinica (CRP), em Psicopatologia e Psicoterapia Adolescente; Terapeuta de alunos e Supervisora (ditada) em Psicodrama – FEBRAP; Formação completa pelo Roger Trainee Institute, em Terapia de Reestruturação Vivencial Peres, na abordagem de Morris Netherton, em Coaching Positivo ( Robert Biswas Dinner ), em Psicodrama (ACPS). Supervisora, Didata em Terapia Regressiva à Vivências Passadas; Seminários e Cursos com Stanislav Grof, Toward Dethefsen, Carlos M. Bouquet, Stanley Kripner, Leonardo Sartre, Cláudio Naranjo, Hans Tem Dam, Helsie Denis, Craig Gisbone, Roberto Happé, Marlyn Ferguson, Léo Mattos, Jean-Yves Leloup, Patrick Drout, Pierre Weil, Amit Goswami, entre outros. Presidente de Congressos Internacionais Transpessoais. Ministra cursos e conferências na área de Psicologia Transpessoal em diversos estados do Brasil e exterior desde 1987.

De 20 a 29 de março, das 18h00 às 20h00.
No Mix Park, SGAS 910, bloco A, Sala 7.
Se preferir, agende um horário no (61) 98112-8119
brasilia@alubrat.org.br

Formulário de Inscrição Psicologia Transpessoal

1 + 8 =

UNIPAZ DF

SMPW Quadra 8, conjunto 2,
Área Especial Granja do Ipê
Park Way -  Brasília/DF
CEP: 71.740-802

FALE CONOSCO

(61) 3380-2069
Celular: Vivo (61) 99818-2860
unipaz@unipazdf.org.br

FACEBOOK