FIRST BODY – Workshop de Criação
 
 
Este workshop é um convite a pensar com o corpo todo

Nesta edição, Diego Borges, Giselle Rodrigues e Carol Barreiro, estarão juntos criando uma rede de formação onde mais de um ponto de vista sobre criação é colocado em foco. Serão 4 dias intensos de trabalho, sendo alternadas as conduções para que os participantes possam experienciar diferentes abordagens sobre criação a partir do corpo e do movimento.

Algumas das premissas deste trabalho:
– Diminuir o abismo entre pensamento e ação;
– Aprimorar a consciência corporal;
– Gerar ignições psico-físicas;
– Compartilhar processos de criação.

Neste workshop, essas premissas serão explicadas de maneira prática através de:
– Sensações concretas;
– Exploração dos sentidos;
– Foco, ritmo e precisão;
– Jogos táticos;
– Compreensão de movimentos;
– Coordenação e Atenção;
– Arcabouço somático;
– Peso e gravidade;
– Vocalização, respiração, intenção, emoção;
– Cantos rituais;
– Trabalho com objetos, empatia cinestésica, manipulação;
– Improvisação, trabalho com parceiros e grupo.

Quando: 22 a 25 de julho de 2019
Horário: 10 às 18 horas, com atividades complementares das 20 às 22 horas.
Público: artistas da cena e interessados.
Local: Unipaz DF
 
Investimento:
  • R$ 600,00 para os primeiros 7 inscritos, estudantes e para quem participou de edições anteriores. (em até 3 parcelas).
  • R$ 650,00 para as demais inscrições (em até 3 parcelas).

Incluído alimentação e hospedagem.

Inscrições e informações: firstbodyprogramme@gmail.com
www.diegoborges.net

Facilitadores:

GISELLE RODRIGUES – Coreógrafa, bailarina, atriz. Mestre em Arte Contemporânea, doutoranda em Artes e professora do Departamento de Artes Cênicas da UnB. Atua como coreógrafa desde 1985, tendo trabalhos apresentados no Brasil e exterior. Diretora do Basirah – Cia de dança Contemporânea de Brasilia desde 1997. É responsável pela montagem de mais de 20 espetáculos com foco na dança-teatro. Apresentou trabalhos como bailarina do Endança no Internationales Summer Theater Festival, Hamburg e Frankfurt, Carlton Dance Festival, SKITE (Lisboa 1994), TanzTage 96 (Suíça), TanzFestival Sprachen dês Korpers (Stutgart 1995) dentre outros. Participou como coreógrafa convidada do American Dance Festival (1993). Em 2016 ganhou prêmio SESC do Teatro Candango nas categorias melhor atriz, melhor direção, melhor espetáculo, figurino e cenografia pelo espetáculo Fio a Fio em parceria com Édi Oliveira. Em 2014/2015 foi contemplada pelo Rumos Itaú Cultural com o projeto de pesquisa AISTHESIS. Em 2018, foi convidada a fazer direção de movimento do espetáculos Netos de Gungunhana, do Teatro O Bando em Lisboa, sob direção de João Brites. Integra a Curadoria do MID – Movimento Internacional de Dança desde 2016.

CAROL BARREIRO – Performer, produtora, pesquisadora e professora de teatro, dança contemporânea e artes marciais com bacharelado e mestrado pela Universidade de Brasília em Artes Cênicas, onde foi pesquisadora da CAPES. Iniciou suas atividades artísticas com a dança clássica atuando como bailarina do Grupo de Dança Regina Maura. Integrou o NEM-Núcleo de estudos do Movimento dirigido pela coreógrafa Giselle Rodrigues, Cia de Dança Anti Status Quo dirigido pela coreógrafa Luciana Lara e a Cia de dança Margaridas. Em 2018, foi produtora executiva e elaboradora da 2ª Edição do Festival DF IMPROVISA DANÇA – Latinámerica (FAC/DF). Integrada em 2008 na Associação Olímpica da AOWUSHU, desenvolveu seu trabalho corporal na investigação das artes marciais chinesas, sendo instrutora do estilo Tian Dí Chuan de Kung Fu e do estilo Yang de Tai Chi Chuan pela Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan – International Yang Chen Fu Center.   

DIEGO BORGES – Ator e diretor de teatro e cinema. Mestre em Direção e Bacharel em Artes Cênicas.. Estudou na University of Edinburgh e na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC). Participou de cursos e workshops em Nova York, Lisboa, Varsóvia, no Grotowski Institute em Wroclaw na Polônia e ainda no Workcenter Of Grotowski and Thomas Richards em Pontedera na Itália. É um dos diretores e atores do projeto GUNGUNHANA em parceria a Fundação Leite Couto (Moçambique) e o Teatro O Bando (Portugal). Assistente de direção e produtor do espetáculo português A DIVINA COMÉDIA – INFERNO, eleito o melhor espetáculo do país em 2017. Idealizou e dirigiu o Cena Universitária – 1° Festival Universitário Nacional de Brasília (CÉU). Ator e diretor na companhia Teatro do Instante grupo vinculado a Universidade de Brasília – UnB, onde é ator e diretor dos espetáculos En Contra, Contra o Amor e Do Contra, trilogia em parceria entre os países: Brasil, Portugal e Espanha. Premiado como melhor ator no Festival SESC Teatro Candango e melhor ator pelo curta-metragem “A Noite Por Testemunha”, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e também no Festival de Cinema de Cabo Frio – RJ. Assistente de direção do longa metragem “Nenhures” e da série “Pantanal e Outros. Atuou em três longas-metragens e diversos curtas. Protagonizou o premiado curta “Pobre é Quem Não Tem Jipe”, e o longa ” A Oitava Cor do Arco-íris”. Escreveu e dirigiu os curta-metragens “O Céu dos Teus Olhos” que estreou no 50° Festival de Cinema Brasileiro de Brasília em 2017 e “Língua”. Há dez anos trabalha em parceria com o Teatro O Bando em Portugal. É produtor internacional do curso “Consciência do Ator em Cena” do Teatro O Bando de Portugal. Participou de Festivais de Teatro e Cinema no Brasil e na Europa. Atualmente ministra o workshop “First Body” onde já esteve em Berlim (Alemanha), Lisboa (Portugal) e por várias cidades do Brasil.

UNIPAZ DF

SMPW Quadra 8, conjunto 2,
Área Especial Granja do Ipê
Park Way -  Brasília/DF
CEP: 71.740-802

FALE CONOSCO

(61) 3380-2069
Celular: Vivo (61) 99818-2860
unipaz@unipazdf.org.br

FACEBOOK